Proteja seu veículo em épocas de chuvas fortes!

*/?>
241

Início do ano é sempre com muita chuva e embora muitas pessoas acreditem que a água da chuva é capaz de limpar o veículo, a realidade é bem diferente, pois, ela acaba acumulando resíduos na lataria, deixando o carro sujo e descuidado. E como essas chuvas acontecerá até março, a Selfcar preparou cinco dicas de manutenção preventiva para o seu veículo. Acompanhe!

 

Locais alagados

Evite caminhos que ocorrem alagamentos. Procure por caminhos mais longos que não possuem tanto acumulo de água. É importante também esperar um ônibus ou caminhão atravessar primeiro, evitando assim acidentes e ocorrências desagradáveis. Procure atravessar devagar, e não passar de ré para que a água não entre no escapamento.

 

O limite é a metade da roda

O dano maior causado em dias de chuvas com um veículo é quando ocorre de entrar no motor pelo duto do filtro de ar. Na maioria dos veículos o duto está localizado atrás da grade da frente. Portanto, o limite recomendado é a metade da roda para a travessia.

 

Pneus

É importantíssimo se atentar aos cuidados com os pneus em épocas de chuvas. Quanto mais lisos eles estiverem, maiores serão os riscos de sofrer com a aquaplanagem e perder o controle do veículo.

Calibre sempre que for preciso os pneus, inclusive o estepe evitando as ocorrências de acidentes.

 

Leia também: Aquaplanagem o que é e como evitar?

 

Velocidade reduzida

Em dias de chuva o recomendado é manter a velocidade reduzida, evitar ultrapassar a velocidade de 80 km/h, não passar em poças de água para evitar problemas com buracos e caso passar frear antes de atravessar as poças.

 

 Atente-se aos faróis

Mantenha os faróis sempre no médio para evitar ofuscar a vista dos motoristas que estão no sentido contrário.

Muitos acidentes podem ser evitados através da conscientização dos motoristas e pedestres em relação às regras de trânsito. Por isso, é muito importante estar atento a esses fatores para que aumente o número de condutores conscientes e praticantes de atitudes responsáveis no trânsito.

Agora que você já sabe como evitar acidentes de trânsito, confira algumas dicas para dirigir com segurança e evitar acidentes no trânsito.