Dicas para dirigir com segurança e evitar acidentes no trânsito!

*/?>
379

Os acidentes de trânsito são um problema de saúde pública mundial, pois, hoje em dia todos parecem estar com pressa de chegar em seu destino. São vários os fatores que nos levam a esses acontecimentos, como por exemplo: o estresse do dia a dia, más condições dos veículos e rodovias, falta de atenção, dentre vários outros.

Segundo os dados de um estudo pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação 53,7% dos acidentes são causados pela imprudência dos motoristas, 30,3% desrespeito das leis de trânsito e 23,4% falta de atenção do motorista.

Em um balanço realizado nos últimos 10 anos de 2009 a 2018, apontam que deixaram mais de 1.6 milhões de feridos através de acidentes em trânsito, de acordo com o Conselho Federal de Medicina.

Pensando nisso, preparamos dicas que podem reforçar a segurança nas ruas, evitando acidentes de trânsito. Confira!

Uso do Celular

Os smartphones são indispensáveis não é mesmo? Mas na hora de dirigir não é permitido utilizá-lo, pois, tira a atenção do condutor podendo provocar a perda de controle do veículo, aumentando os riscos de acidentes. Segue algumas dicas básicas para esquecê-lo:

Desligue o celular ou coloque no silencioso;

Guarde na bolsa ou no porta-luvas.

Lembre-se: O uso do celular durante a direção é proibido pela legislação e pode gerar multa.

Se beber, não dirija

Álcool e direção não combinam não é mesmo? Por isso, existem leis para as pessoas que são pegas dirigindo com influência do álcool ou remédios, podendo ter a habilitação suspensa, pagando multas caríssimas e com possibilidade de prisão em regime fechado.

Qualquer quantidade de álcool no organismo é capaz de comprometer a atenção, a capacidade de raciocínio e os reflexos, portanto, fica aquela velha dica: se beber não dirija. Dê preferência ao táxi, uber, carona, etc.

Revisões Periódicas

A manutenção periódica do veículo é fundamental para a garantia da sua segurança e a prevenção dos acidentes de trânsito, por isso, é importante manter o carro sempre em dia. Antes de ir para a estrada faça avaliações dos níveis de água e óleo, dos pneus, o funcionamento dos faróis e lanternas, buzina, etc. Caso note alguma diferença leve-o em um profissional qualificado.

Mantenha distância

Mantenha distância de um veículo para o outro, para evitar sustos acidentes e situações diversas como freadas inesperadas.Mantenha um espaço proporcional a dois carros!

Limites de Velocidade

Respeitar os limites de velocidade é importante, pois, evita acidentes de trânsito, garantindo a segurança de todos que transitam no local.

O condutor deve se orientar através das placas de sinalização com as velocidades permitidas, respeitando-as.

Fique por dentro das notícias da Selfcar pelo nosso blog, facebook e instagram. Aqui você encontra tudo sobre o mercado de automóveis, peças automotivas e outras novidades.