O sonho de todo condutor é economizar na gasolina, porém, para isso são necessárias práticas que faz com que o veículo consuma em quantidades menores. Confira nesse post as principais dicas que separamos para você economizar.

1° Quanto o seu veículo consome?

Saber quanto o seu veículo consome por litro auxilia na economia com a gasolina. Em alguns veículos é fácil realizar esse cálculo, pois, possuem o marcador de consumo e autonomia no computador de bordo ou no próprio painel. Mas existem os veículos que não possui essa tecnologia e para descobrir será necessário realizar alguns cálculos.

Ao abastecer o tanque, zere o hodômetro parcial situado no painel. Utilize o carro para realizar as suas atividades normalmente e quando for abastecer novamente confira na bomba do posto a quantidade exata de litros. Em seguida dívida os quilômetros percorridos pela quantidade de litros que a bomba marca no segundo abastecimento. O cálculo é realizado para obter uma média geral de consumo.

2° Troca de marcha

Por questões de segurança e para obter economia: evite o ponto morto! Mantenha o veículo engatado na marcha mais alta sem fazer uso do acelerador.

Falando em trocar a marcha, normalmente o veículo sinaliza quando é o melhor momento para que essas trocas ocorram, contribuindo diretamente na economia do combustível. Caso o veículo não tenha essas funcionalidades, basta ficar atendo às rotações do motor, cada veículo possui a faixa ideal contidas no manual do proprietário.

Lembre-se: quando a troca de marcha não ocorre corretamente, aumenta o consumo de combustível, portanto, a troca deve ser suave para o carro.

3° Acelerar o veículo parado

Acelerar o veículo parado ajuda a esvaziar o tanque rapidamente. Fique ligado! Para obter economia: observe o trânsito, ao verificar que será necessário realizar uma parada, desacelere o veículo antes de frear. Com o carro engrenado, sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.

4° Carregue apenas o necessário

Os veículos que possuem mais peso tendem a consumir mais combustível para rodar, pois, ele exigirá mais do motor.

Veículos com cargas superiores a 10 quilos influencia no consumo, por isso, é importante carregar apenas o necessário.

No manual do proprietário possui os pesos limites que cada veículo suporta, dá uma conferida e fique atento sobre essa questão.

5° Utilize o ar-condicionado com moderação

Pessoas que possui veículos com ar-condicionado, sabem que quando ligado o carro perde potência consumindo mais combustível. Assim como, manter as janelas abertas quando o veículo está em alta velocidade também contribui para que o consumo seja maior. Portanto, recomenda-se utilizar o ar-condicionado apenas quando for realmente necessário.

6° Fique atento nos pneus

Calibrar os pneus (inclusive o estepe) a cada 15 dias contribui também na redução de combustível e mantém a eficiência do veículo. Assim o motor não precisa ser forçado elevando o consumo. Mantenha a pressão adequada ao que indica no manual do veículo.

7° Revisões

Mantenha as revisões e manutenções preventivas em dia!

O profissional capacitado fará com que o veículo não rode com peças deficientes, aumentando o consumo de combustível. No manual do proprietário consta todas as informações sobre o veículo, inclusive o tempo correto para fazer uma revisão.

No geral a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados é recomendado fazer revisão.

Para melhorar ainda mais na economia do seu veículo evite ultrapassagens perigosas, evite práticas que exigirá muito do veículo, além de economizar gasolina, você contribuirá na sua própria segurança e das pessoas que estiver com você.

Não existem milagres para economizar combustível, basta ficar atento à forma que dirige, as manutenções necessárias e aos locais que abastece. Com essas práticas, no final do mês você terá uma economia considerável.

Que saber mais sobre o seu veículo? Confira aqui e fique por dentro do assunto! Precisando de peças automotivas para o seu carro? A Selfcar possui as melhores ofertas. Clique aqui e confira!