Confira como utilizar a embreagem corretamente!

*/?>
433

A embreagem é um dos sistemas mais importantes de um automóvel, pois, é responsável por garantir o funcionamento correto do aparato, fazendo com que você se locomova sem complicações. Para você ficar por dentro do assunto, preparamos esse post. Confira!

Como funciona a embreagem?

O motor do seu veículo funciona desde o momento da partida até a interrupção do funcionamento do conjunto. Para que o motor do carro não morra, é necessário que o câmbio seja desacoplado do propulsor, surge assim a embreagem, que fica posicionado entre o motor e a caixa de câmbio transmitindo força produzida pela caixa de câmbio. A embreagem é responsável por fazer a mudança de marcha, colocar o carro em movimento e evitar que o veículo morra, quando a intenção do condutor e pará-lo, de modo que a sua velocidade seja sincronizada com o mínimo de impacto.

Como utilizá-la corretamente?

Existem diversas recomendações que auxiliam no melhor desenvolvimento do seu veículo. A primeira delas, é soltar o pedal da embreagem suavemente após engatar a primeira marcha, isso faz com que não ocorra o desgaste prematuro do disco da embreagem. Utilize a embreagem apenas para passar de uma marcha para outra e jamais arranque com o câmbio em segunda ou terceira marcha.

Quando trocar a embreagem?

O sistema de embreagem de um veículo dura em média de 40 mil a 60 mil quilômetros, porém, tudo dependerá da condução do motorista podendo variar a durabilidade para mais ou menos tempo.

Ao tirar o pé da embreagem e sentir uma vibração, ou o pedal da embreagem estiver muito baixo ou muito alto, duro ou pesado, caso sinta dificuldade para realizar trocas de marcha ou escute ruídos ao pisar no pedal da embreagem, recomendamos levar o veículo para um especialista para que sejam feitas as substituições do sistema de embreagem, pois, estes são sinais de que é necessário realizar a troca.

O sistema de embreagem é o principal responsável por facilitar e tornar mais suave a transmissão da força do motor para a caixa de câmbio e, consequentemente, para as rodas. Seguindo essas dicas e utilizando-as corretamente você consegue manter a durabilidade da embreagem.

Quer conhecer mais o seu veículo e entender tudo sobre as suas peças? Clique aqui e confira todas essas novidades no blog da Selfcar!