Como aumentar a segurança no trânsito? Confira as dicas!

*/?>
309

Dirigir é quase sempre uma atividade de risco, pois, diariamente acontece diversos acidentes de trânsito em todo o mundo. E como mês de janeiro é de férias, é importante que cada motorista seja responsável o suficiente para reduzir essa realidade de frequência de acidentes.

Para isso, é importante conhecer as medidas de segurança, para que o motorista consiga precaver-se dos fatores de risco no trânsito. Confira!

Utilize do cinto de segurança

Fazer o uso do cinto de segurança é uma regra estabelecida na qual todas as pessoas já estão cientes, mais é sempre bom lembrar. Quando se utiliza o cinto de segurança o condutor evita em possíveis acidentes, além de impedir que o seu corpo saia para fora do veículo ou que o corpo se choque com o painel, para brisas ou contra as partes rígidas do veículo.

Lembrando que o cinto de segurança reduzir as consequências de possíveis acidentes quando é usado de maneira correra, mais ele impede de acontecer os acidentes.

Por isso, é de extrema importância os motoristas e passageiros faça o uso correto do mesmo.

Nunca dirija com sono

Beber café, ou outras bebidas energéticas, lavar o rosto com água fria, dentre várias outras soluções que as pessoas utilizam para disfarçar a sonolência, porém, essas medidas não funcionam na prática e as consequências são trágicas quando acontece.

Para que você fique possa evitar possíveis acidentes o conselho é não dirigir com sono e se você está passando por esse tipo de situação, o recomendado é tratar o quanto antes as origens desse problema, começando com noites bem-dormidas e a dispensa do volante nessas situações, quando isso ocorrer de preferências a uma carona, táxi ou até mesmo uber.

Não faça uso de aparelhos telefônicos enquanto dirige

Dirigir requer atenção! Atenção não só no seu veículo mais no que está acontecendo em sua volta com os outros veículos, pois, uma ação influência em outra. Portanto o uso de aparelhos eletrônicos devem ser extremamente evitadas, para que assim, o condutor não se distraia e perca o foco e evite a causa de possíveis acidentes.

Cuidado com os pneus

Os pneus precisam de cuidados especiais para que assim forneçam conforto e segurança ao motorista e passageiros.

Por isso, é importante sempre mantê-los limpos para que acumule sujeira, fazer os rodízios dos pneus para otimizar o rendimento dos pneus, evitar pistas emburacadas, evitar arrancadas e freadas bruscas, verifique a calibragem periodicamente. Todas essas informações você consegue verificar no manual do proprietário.

Clique aqui e confira, quando realizar a troca dos pneus do seu carro!

Itens de segurança

Para melhorar ainda mais a sua segurança, além de todas essas dicas, existem alguns itens de segurança que são obrigatórios nos veículos que também é de extrema importância ter no seu.

  • Estepe;
  • Macaco;
  • Triângulo sinalizador;
  • Extintor de incêndio;
  • Chave de roda.

Não se esqueça também de contratar um seguro para o seu veículo, afinal de contas, um seguro veicular é a sua garantia de não ver o seu investimento indo embora.

Agora que está ciente das dicas que garantam a sua segurança, dos seus passageiros e dos outros motoristas, é só compartilhar o post para que outros condutores estejam ciente e possam utilizar dessas práticas também.

Quer saber mais? Clique aqui e confira as principais novidades do setor automotivo.