Bateria o coração do veículo. Descubra tudo sobre essa peça aqui!

*/?>
297

A bateria é a peça responsável pelo fornecimento de energia. Ela serve para dar partida no veículo, manter os sistemas elétricos ativos quando o veículo não estiver funcionando e gerar iluminação externa e interna.

Para que esse componente seja conservado e tenha sua vida útil estendida é necessário ter cuidados necessários para manter a sua conservação. Quer saber mais como fazer isso? Confira nesse post!

Como a bateria funciona?

A bateria armazena energia de forma química: internamente, a bateria possui placas de chumbo e óxido de chumbo, que são banhadas por ácido sulfúrico.

Ela pode ser carregada colocando uma corrente através da bateria de uma fonte externa de eletricidade, com isso, o sulfato de chumbo se converte e volta aos materiais originais de dióxido de chumbo e de chumbo poroso.

Cuidados com a bateria do seu veículo

Para aumentar a durabilidade da sua bateria, é necessário que antes de dar partida no veículo desligue as luzes, o ar-condicionado, o som e qualquer outro equipamento elétrico, para não sobrecarregar a bateria, faça o mesmo procedimento quando for desligar o carro. Caso o motor esteja desligado, evite utilizar do som ou de outros equipamentos que consomem energia.

Manutenção

O recomendado é que leve o veículo à concessionária, para que um mecânico profissional verifique a tensão da bateria e teste o seu funcionamento. Se a tensão estiver abaixo de 12 volts, com o veículo desligado, a bateria não está em boas condições de uso.

Quando trocar a bateria?

As baterias podem durar de 2 a 3 anos, isso depende muito da marca e dos cuidados, podendo chegar até 4 anos de durabilidade. Porém, se você perceber dificuldades na partida do veículo, ou que a bateria está esquentando mais que o normal é necessário realizar a troca.

A bateria é um componente que requer muitos cuidados, não é mesmo? Por isso, não deixe de procurar ajuda com um mecânico a cada seis meses ou anualmente, para que em caso de problemas, sejam resolvidos imediatamente.

Quer mais informações sobre os componentes do seu veículo? Então não deixe de curtir a nossa página no facebook e instagram. No nosso blog temos novidades toda semana sobre esse setor.

Confira as novidades das peças no nosso site.

Selfcar tão rápido que nem parece online!