Conheça a diferença entre a gasolina comum, aditivada e premium!

*/?>
602
Quando você chega em um posto de gasolina existem basicamente três tipos de gasolina: comum, aditivada e premium. Porém, elas possuem diferenças entre si, além do preço. Diferenças essas, que fazem toda a diferença para o motor do veículo.
Entenda nesse post, como cada tipo de gasolina funciona no abastecimento do seu veículo.

Gasolina Comum

A gasolina comum contém 25% de etanol anidro em sua composição. É praticamente igual em todas as marcas, sendo o principal combustível de veículos de passeio no Brasil. É um dos combustíveis menos recomendado para os automóveis por não ter substâncias que protege o motor. Além dos gases lançados na atmosfera prejudicar o meio ambiente. Quando é utilizada, a queima da gasolina deixa resíduos nas válvulas de admissão do motor, comprometendo o funcionamento do veículo, resultando em aumento de consumo.

Gasolina Aditivada

A gasolina aditivada é composta também por 25% de etanol anidro. Cada marca tem sua fóemula especifica de aditivada. Em geral, todas t~em detergentes e dispersantes. Ao contrário da gasolina comum, a aditivada possui aditivos químicos que ajudam na limpeza do motor, gerando economia de combustível deixando o carro menos poluente.
Praticamente todas as gasolinas aditivadas do mercado recebem um corante que a deixa com a cor esverdeada, portanto, é fácil diferenciá-la da comum.

Gasolina Premium

A gasolina premium são indicadas para veículos potentes e com alta taxa de compressão, como esportivos de luxo. Ela também possuem os 25% de etanol anidro, além dos aditivos usados na gasolina aditivada que auxiliam na limpeza do motor, permitindo o melhor aproveitamento do potencial do motor. A sua principal diferença entre a gasolina aditivada é em relação a octanagem (mínimo de 991 IAD). A octanagem é a medida de resistência da gasolina à queima espontânea que ocorre dentro da câmera de combustão.

São os tipos de gasolina que melhoram o desempenho dos veículos. No manual do proprietário é possível encontrar o tipo de gasolina recomendada para o seu veículo e o valor da octanagem.

Para saber mais, sobre as novidades do setor automotivo visite o nosso blog e compartilhe dos assuntos em suas redes sociais.

A Selfcar preparou as melhores ofertas para você fazer as suas compras para o seu veículo. Clique aqui e confira.