O freio ABS (Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem quando o pedal do freio é pisado fortemente, evitando a perda de controle do veículo. Mais como eles funcionam? Confira nesse post as principais informações sobre essa peça!

Como funciona?

Os freios ABS não são encontrados em todos os veículos, porém, a partir de 1° de janeiro de 2014, foi estimado (resolução n° 380 do Contran, 28 de abril de 2011) que todos os veículos vendidos e produzidos no Brasil, sejam equipados com o freio ABS.

São compostos por sensores que acompanham a rotação de cada roda se comparada com a velocidade do veículo. Os sensores conseguem de medir a rotação, passando as informações para a unidade de controle do ABS.

O ABS conta com quatro peças: quatro sensores de velocidade sendo um em cada roda, uma bomba hidráulica com fluído de freio, quatro válvulas hidráulicas e um controlador eletrônico que monitora os sensores de velocidade.

Quais as vantagens dos freios ABS?

Carros com sistema ABS, possuem vantagens como:

O condutor consegue manter o controle na frenagem;

Reduz extensões em paradas;

Reduz a capacidade de aquaplanagem;

Diminui os desgastes dos pneus.

Com todas essas vantagens que um veículo com freios ABS pode fornecer, a expectativa é a redução do número de acidentes, causados pela travagem prematura das rodas. Existem dois tipos de freios: freio a disco e o freio ABS, ambos, possuem pastilhas, para que na hora de acionar, travem o disco de rodas, fazendo com que o veículo pare, a diferença entre os dois é o bombeamento do fluído das pastilhas.

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