Temperatura do motor do carro. Quando devo me preocupar?

*/?>
143

É normal que o motor de um automóvel esquenta. Isso faz parte do processo de funcionamento do motor, mais quando deve-se preocupar com essa temperatura? Confira aqui, todas as informações necessárias sobre a temperatura do motor do seu veículo e saiba quando deve-se preocupar.

O motor de um carro foi projetado para ter um limite ideal de temperatura, mas como ela se aproxima da temperatura de ebulição da água, o seu motor sempre estará quente. A água que circula no motor não pode ferver, e o responsável por isso é o sistema de arrefecimento ou resfriamento dessa água.

Temperatura Fria

Quando o motor é ligado pela manhã, você está fazendo com que as partes metálicas se mexam em uma condição de lubrificação deficiente, pois, o motor está frio e assim as partes metálicas também estarão, além disso, o óleo tem o ponto ideal de temperatura e, até aquecer, a sua viscosidade é deficitária. O metal quando é exposto ao calor intenso ele tende a dilatar, por isso, o motor tem pequenas folgas quando frio, para que ao dilatar as partes metálicas continuem a sua operação sem nenhum problema. No momento em que isso ocorre, há total vedação, sendo assim existem grandes chances de passagem do óleo para câmera de combustão, resultando em queima de óleo, perda de compreensão e criação de pequenas fissuras nas paredes dos cilindros.

Temperatura Quente

Quando a temperatura chega ao ponto correto de trabalho, na qual cada carro possui essa especificação, ela então está suficientemente quente para a plena lubrificação sem que haja deformação nas partes metálicas. Quando ocorre excesso de temperatura, ou seja, super aquecimento, o primeiro problema é a deformação da junta de borracha que contém as seguintes peças: cárter, cabeçote e tampa, ocorrendo então a vedação e a mistura de líquido de arrefecimento e óleo do motor acontece.

Quando devo me preocupar?

O motor pode até trabalhar bem quente, porém, não pode ser, além disso. Para auxiliar os motoristas nessas informações, existem acessórios que facilita controlar essa situação, como a luz de temperatura que acende quando o carro começa a esquentar demais, ou o medidor de ponteiro que facilita mais ainda. Essas funções são localizadas no painel do carro e serve como alerta ao motorista. Para isso é necessário verificar sempre o nível de reservatório de água do radiador, ficar atento aos sinais de alerta que o carro indica.

Com todas essas dicas ficam mais fácil você verificar a temperatura do seu veículo não é mesmo? Para você não perder nenhuma novidade no nosso blog, clique aqui e fique por dentro dos nossos assuntos.