Confira, as 7 curiosidades sobre a evolução do automóvel!

*/?>
53

É apaixonado por carros e quer entender como tudo começou? Não se preocupe, preparamos 7 curiosidades sobre a evolução do automóvel, para que fique por dentro de tudo que acontece nesse setor. Confira!

1° Primeiro automóvel

A história começou no ano de 1700, quando o francês Nicholas Joseph Cugnot construiu um veículo movido por uma caldeira de vapor. O automóvel tinha a velocidade de 4 km/h e era utilizado para arrastar peças de artilharia de guerra.

Ao longo dessa trajetória, surgiram muitas invenções significativas de projetos de veículos a motor. Avalia-se mais de 100.000 patentes registradas até chegar ao moderno automóvel.

2° A história do automóvel

Em 1985, foi produzido pela empresa Benz & Co., pelo engenheiro alemão Karl Benz um carro com três rodas do tamanho das rodas de uma bicicleta, com motor a gasolina, podendo atingir até 18 km/h. O veículo tinha um banco para o motorista, o chassi era feito de madeira e o seu sistema de arranque era a manivela. Já pensou como era complicado?

No ano de 1886, em Stuttgart, Gottlieb Daimler inventou o primeiro veículo de quatro rodas com motor de combustão interna e velocidade máxima de 16 km/h.

3° Mas afinal, quem realmente inventou o carro?

A resposta para essa pergunta é complexa, pois, muitas pessoas tiveram a ideia de desenvolver veículos que se deslocassem por conta própria, mas apenas Karl Benz, construiu um modelo de veículo para fins comerciais.

Podemos nomear Karl Benz como o inventor do automóvel.

4° Benz & Co x Mercedes-Benz

Se você imaginou que a Mercedes-Benz tinha alguma relação com a Benz & Co, pensou certo!

É isso mesmo, a montadora conhecida por seus carros de luxo era a antiga Benz & Co. O criador do primeiro carro, Karl Benz é também o fundador da famosa Mercedes Benz.

5° Transformações automobilísticas

Através das constantes transformações automobilísticas, foram desenvolvidos diversos modelos de carros. E em 1904, surgiu o Rolls Royce, o carro mais caro do mundo.

Logo, a Europa seguiu com a sua frota de carros: na França – Berliet, De Dion Bountin, Rapid, na Itália – Alfa-Romeo, Fiat, na Alemanha – Mercedes-Benz, Suíça e Espanha com uma linha luxuosa: Hispano-Suiza.

Em 1892, a novidade chega nos Estados Unidos com Henry Ford produzindo o seu próprio veículo, as montadoras começam a observar a necessidade de fabricar carros baratos. Então, seguindo essa linha Henry Ford, nos Estados Unidos e Willian Morris, na Inglaterra, produziram modelos populares: Ford, Morris e o Austin.

E assim, deu-se início as indústrias automobilísticas como: General Motors e Volkswagen.

6° Em busca de conforto

O automóvel foi criado na Europa, mas aperfeiçoado nos Estados Unidos. A indústria americana percebeu rapidamente o quanto era importante aperfeiçoa-los.

Com o passar dos anos, as montadoras foram desenvolvendo automóveis confortáveis e originais, com diversas mudanças e melhorias como: rapidez, e também variedade e qualidade.

Evolução do automóvel

O mercado automotivo está em constante desenvolvimento e adaptação, por isso, os fabricantes já estudam a criação de um veículo que possa mover-se por si próprio. Os carros autônomos, serão programados para fazer percursos de destinos, respeitando os sinais de trânsito, considerando outros veículos circulantes.

Muitas empresas projetam suas pesquisas com objetivo de atender ao novo mercado, fornecendo carros elétricos, autônomos, conectados e com mobilidade compartilhada. A previsão é que até 2025 haja carros circulando por aí sem condutores.

Quer saber mais sobre as principais tendências do setor automotivo, clique aqui e confira!