O mercado automotivo está em constante desenvolvimento e adaptação, por isso, é muito importante manter-se atualizado e atento aos nichos desse setor. Para isso, listamos as principais tendências do setor automotivo para os próximos anos, confira!

Carros totalmente autônomos

Já imaginou a cidade com carros inteligentes, prevenindo de acidentes e imprevistos que são causados pela ação humana?

Essa é uma das inovações que as montadoras já começaram a colocar em prática: carros com “direção automática”, com sistemas de assistente de estacionamento (que manobra o carro), frenagem automática, etc.

É muita novidade para as montadoras, mas elas já estão por dentro e caminham lado a lado dessas mudanças para fornecer um modelo de negócios baseados em serviços e na experiência do consumidor.

Compartilhamento de veículos

Já ouviram falar sobre compartilhamento de veículos? Essa é mais uma das propostas do mercado automotivo!

Imagine você alugando o seu veículo através de aplicativos, sem precisar ir a uma locadora especializada. Proposta ousada não é mesmo?!

Todo esse processo será feito por meios nos quais os interessados consigam desbloquear os automóveis e utiliza-los por um determinado período.

Inteligência Artificial

Estamos falando da Inteligência Artificial e quem pensou que ela não seria destaque para uso no setor automotivo, estava equivocado.

Tudo indica que a Inteligência Artificial estará cada vez mais presente nos veículos! Grandes fabricantes de automóveis estão fechando parcerias com a Google, Microsoft e Apple. Eles não param por aí, os fabricantes utilizam dos smartphones para conectarem ao carro, auxiliando na segurança e na direção.

Já imaginou pessoas e carros conectados? É isso mesmo, o mundo do setor automotivo está passando por rápidas mudanças tecnológicas e essa revolução está sacudindo o conceito de entretenimento. A previsão é que até 2024, metade das conexões por redes móveis sejam automotivas, segundo Machina Research. Já estão sendo desenvolvidos carros com conexões de rede sem fio, permitindo a comunicação entre os veículos por meio de wi-fi.

Concessionárias digitais

Para que os usuários tenham uma excelente experiência ao realizar as suas compras, os fabricantes estão investindo em concessionarias digitais. É, na verdade uma realidade virtual, no qual as concessionárias prometem se adequar às necessidades do consumidor oferecendo uma experiência de compra de qualidade. A nova estratégia garante foco no produto para se concentrar no comprador, utilizando do marketing personalizado e gerenciamento de relações com o cliente.

Plataformas de comercialização

O mercado automotivo vem se destacado no uso das plataformas digitais que facilitam as atividades dentro de uma loja de automóvel. Muitas concessionárias estão investindo em marketing digital e já utilizam ferramentas de automação de marketing e os gerenciadores de conteúdo. Essas ferramentas fazem com que as empresas fiquem cada vez mais próximos dos seus possíveis clientes.

Realizando de forma eficaz essas estratégias o consumidor sente segurança ao utilizar a plataforma aumentando a chance de fechar um negócio pela internet. Segundo pesquisas 62% dos consumidores gostariam de comprar o seu carro 100% online, sem precisar ir até uma loja física.

Meio Ambiente

As montadoras estão investindo em combustíveis renováveis, isso se deve a crescente preocupação ecológica. As indústrias automobilísticas têm tentado reduzir o impacto da poluição que prejudica o meio ambiente.

A ideia é fazer com que os carros elétricos sejam mais acessíveis. Já existem os carros híbridos que possui motor elétrico e um de combustão interna, com a gasolina comum. Nesses modelos, o motor elétrico reduz o trabalho do motor de combustão normal, economizando gasolina e também a emissão de partículas e poluentes.

Segurança

A nova tendência é produzir carros resistentes, porém, leves. O desafio é conciliar segurança, resistência e peso do automóvel. A redução de peso é importante, pois, permite usar menos combustível e, consequentemente, emitir menos gases estufa. As empresas estão investindo em materiais como fibra de carbono, alumínio, aço de alta resistência e plástico reforçado com fibra de carbono.

Com essas constantes transformações é preciso reconhecer bem as necessidades dos usuários e alinhá-las com a inovação.

E você, aposta em alguma tendência para o setor automotivo? Deixe a sua opinião!

Quer saber mais sobre os carros mais vendidos em 2019? Clique aqui e confira!

Quer continuar por dentro das novidades do mercado automotivo? Acesse o nosso blog e saiba mais!