Quer comprar um carro? Veja 7 dicas e realize esse sonho

*/?>
74

Comprar um carro se tornou sonho de muitas pessoas. O carro é sinônimo de liberdade, independência financeira e um verdadeiro salto qualitativo no padrão de vida. Por isso separamos dicas para você realizar esse sonho. Confira!

1° Comece por um carro pequeno e com direção hidráulica

Começar com um carro pequeno e com direção hidráulica é uma ótima opção! Assim, o veículo irá responder melhor aos comandos solicitados, além de ser econômico e mais fácil de estacionar.

O carro que possui direção hidráulica, faz com que o volante fique mais leve no momento em que for realizar uma manobra. Isso ocorre, devido ao óleo dentro da caixa de direção, em média o óleo deve ser trocado a cada 50 mil quilômetros dependendo de cada modelo de automóvel.

2° Brilho da Lataria

“Quem vê cara não vê coração”, não é mesmo? Pessoas que vendem carro lavam e mandam polir. Para evitar desgastes verifique o histórico da manutenção do veículo desejado, solicite ao proprietário as notas fiscais dos serviços executados. E, mais, confira se o brilho da pintura do capô está de acordo com o das laterais, se o capô estiver opaco, provavelmente esse carro pode ter batido de frente.

3° Motor, câmbio e suspensão

Caso o carro esteja frio, abra o capô do motor e puxe a vareta de óleo. Ela tem duas marcas: o óleo não pode estar abaixo da última. Atente-se na cor que óleo está, se estiver esbranquiçado é sinal de que a água do sistema de arrefecimento está contaminando o lubrificante. Caso o motor esteja falhando e a fumaça cinza azulada no escapamento, não compre o carro!

Para testar o câmbio, preste atenção nos ruídos de rolamentos, pise na embreagem para ver se eles param de girar, faça teste em diversas condições de piso e inclinação, para que nenhuma marcha escape.

4° Pneus

Dê uma volta ao redor do carro e veja se os pneus estão carecas ou se o veículo possui desgaste irregular na banda de rodagem.

5° Saída do escapamento

Consumo de óleo significa desgaste interno excessivo no motor. Na saída do escapamento não pode ter respingos de óleos. Para verificar, utilize luvas e passe o dedo no interior do tubo de escape para verificar a fuligem acumulada.

6° Painel do veículo

Verifique as luzes do painel como airbags, ABS e luz da injeção. Não feche negócio se o painel do veículo não estiver com todas as luzes apagadas, com exceção da luz do freio de mão, essas luzes podem indicar problemas graves. Teste as luzes com o carro parado e em funcionamento!

O primeiro carro não deve ter mais de 100 mil km rodados. Carros que possuem mais quilômetros percorridos tendem a ser mais desvalorizados, por serem considerados veículos mais gastos com imprevistos em manutenções.

7° Documentação é muito importante

Antes de pagar pelo veículo, pegue o número de Renavan, consulte na internet ou solicite que o seu despachante verifique se o carro não está alienado a algum banco, ou instituição financeira, se é recuperado de leilão, se possui multas em atraso e se o IPVA está em dia. A solicitação das informações referente a documentação é muito importante.

Com essas dicas fica fácil adquirir o tão esperado carro dos seus sonhos.  Caso não se sinta seguro em comprar o carro, procure um mecânico ou contrate alguém que possa auxiliar.

Lembre-se: É melhor pagar mais caro por algo que, lá na frente conseguirá vender!