Saiba aqui as melhores dicas de como cuidar do seu veículo no frio!

*/?>
45

Bateria, ar-condicionado, motor, pneus, são alguns componentes do seu carro que merecem um pouco mais de atenção nos períodos frios para que não ocorram complicações com o seu veículo nas suas rotinas diárias.

Separamos as melhores dicas para você cuidar do seu veículo durante os dias mais frios, confira:

Bateria

         O veículo necessita de mais energia para funcionar em dias frios, recomendamos evitar ações que consumam muita bateria como, por exemplo o som e as luzes do seu carro ou até mesmo outros equipamentos ligados quando o automóvel estiver com o motor desligado.

Evite também, ligar e desligar o carro durante um congestionamento, não dê a partida com o rádio ou os faróis ligados, pois, a bateria é responsável pela iluminação e por manter os sistemas eletrônicos e elétricos em standby, ou seja, puxa energia da bateria quando o veículo está desligado e dependendo do acessório instalado, a carga pode acabar em algumas horas.

Se possível vá a um mecânico de confiança e faça uma vistoria em todos os componentes do seu veículo.

Ar-condicionado

Normalmente as pessoas não costumam ligar o ar-condicionado do veículo, por pensarem que essa prática é a ideal, correto? Errado! Essa prática pode causar danos pela falta de uso.

O ar-condicionado conta com elementos que podem ser danificados como, por exemplo as borrachas de vedação que podem ficar ressecadas, devido à temperatura baixa, bem como ocorrer danos de tubulação.

Ligue o ar do seu carro pelo menos, uma vez na semana durante 10 minutos, e assim o gás circulará pelos tubos e as borrachas serão lubrificadas.

Motor

O motor tem como principal função transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas.

As regras básicas para os dias frios são:

  1. Se o seu carro funciona por injeção eletrônica, não há necessidade de ligar o veículo para aquecer o motor, minutos antes de sair com ele, apenas dê partida.
  2. Já os carros carburados tem a necessidade de aquecer o motor, minutos antes, para que o veículo funcione corretamente.

Devido ao tempo frio, o óleo se torna mais viscoso e demora a circular pelo sistema, da mesma forma o combustível custa a se vaporizar para fazer funcionar o motor, exigindo de uma bateria que já está tendo dificuldades.

Pneus

Os pneus do veículo precisam de atenção em qualquer época do ano, porém, em dias frios devemos reforçar os nossos cuidados. É necessário calibrar ao menos uma vez na semana, verificar se não há desgastes das bandas de rodagem, pois, em situações de chuva, neblina, pista molhada ou com poças d’água, podem colocar a sua segurança em risco.

Clique aqui para saber mais sobre como cuidar das rodas do seu carro.

Tanquinho de gasolina

         Mais conhecido como tanquinho de gasolina, ele também é um dos itens da lista que devemos dar atenção, principalmente para quem abastece o carro com etanol.

Já deve ter percebido que quando abastecemos o carro com etanol o motor demora um pouco mais para pegar quando está frio. Isso ocorre porque o poder calorífico do etanol é menor que o da gasolina.

Hoje em dia, muitos automóveis flex são equipados com tanquinho, que é um reservatório de gasolina localizado próximo ao motor que auxilia a partida desses veículos.

Para que nesse tempo não tenha riscos, o ideal é trocar a gasolina do reservatório uma vez por ano antes do inverno chegar, limpar o tanquinho e verificar se a bomba elétrica está com o eixo quebrado.

Lembre-se que a gasolina “vencida” pode ressecar algumas peças, causando vazamentos. Uma dica é usar a gasolina premium, que tem maior durabilidade e mais octanagem.

Quer saber mais dicas de como fazer a manutenção do seu veículo? clique aqui e confira!

Cuidar do carro no inverno não é uma tarefa tão complicada! Com essas dicas é possível manter o veículo em ordem e ainda evitar gastos desnecessários.

O cuidado com o seu veículo deve ser constante e para saber mais, dicas de como cuidar do seu carro, preparamos dicas infalíveis, clique aqui para ter acesso ao conteúdo disponível.