Comprar Onix em 2019: descubra se realmente vale a pena

*/?>
188

Já reparou como as ruas estão sendo tomadas pelo Chevrolet Onix? Para todo lado, em todas as cidades do Brasil, o que mais se vê nas ruas é o modelo hatch do grupo GM. Não é à toa que, desde 2014, o Onix é  líder de vendas no Brasil.

Comprar Onix se tornou uma verdadeira febre entre os brasileiros, mas será que vale a pena? Fizemos uma análise completa do modelo da Chevrolet para saber se o carro é realmente tudo o que ele promete ser. Acompanhe o nosso artigo saiba se você deve ou não comprar Onix em 2019.

Comprar Onix em 2019 vale a pena?Comprar Onix em 2019 vale a pena?

Uma coisa não podemos negar: a Chevrolet tem investido pesado em publicidade para promover as vendas do modelo e apelam para uma única característica do veículo – a conectividade via sistema MyLink. Desde o início, o sistema de conectividade do carro se tornou a estrela nos mais diversos comerciais, como peça curinga para diferenciar o Onix dos outros carros e isso tem chamado a atenção do consumidor de forma positiva.

O sistema MyLink, tão falado nos comerciais, se trata de um equipamento, similar aos aparelhos de som automotivos, com conectividade via bluetooth, que suporta, simultaneamente, até 5 conexões diferentes de smarthphones dos modelos Android ou IOS. Ou seja, dá pra escutar música, fazer uma ligação, tirar fotos e até acessar aplicativos do celular, ao mesmo tempo, diretamente pela tela touch screen que se encontra no painel do motorista. Além disso, existem alguns botões no volante para facilitar o manuseio do equipamento.

Considerado como um grande diferencial tecnológico, o sistema ajudou a alavancar as vendas do Chevrolet Onix, já que apenas alguns poucos modelos – e bem mais caros – possuíam a mesma tecnologia ou contavam com aplicativos similares. Hoje em dia, o sistema já se encontra defasado mas, ainda assim, continua sendo o trunfo da Chevrolet.

Mas, devemos adimitir que não foi apenas a tecnologia aplicada ao modelo que fez com que o Chevrolet Onix disparasse nas vendas. Alguns pontos como design, preço, desempenho e facilidades aumentou – e muito – o interesse dos brasileiros por comprar Onix.

Preço aceitável

No quesito preço, não temos muito o que discutir. Quem quer comprar Onix, vai pagar um preço razoável, se compararmos com os modelos concorrentes e com a tecnologia disponível e equipamentos de série. O modelo é vendido por valores a partir de R$46.290 para as pessoas físicas e, para pessoas jurídicas, podemos encontrar valores a partir de R$38.815.

Até por esse motivo, o Onix se tornou o preferido nas vendas diretas. Locadoras e prestadoras de serviço optaram por comprar Onix e se tornaram as grandes responsáveis por aumentar as vendas do modelo, chegando a 68,2 mil carros vendidos para pessoas jurídicas, só em outubro do ano passado.

Baixo consumo, mas nem tanto

Quando comparados com os seus concorrentes diretos, o Hyundai HB20, o Fiat Palio e o Volkswagen Gol, comprar Onix pode significar certa economia para os motoristas.

Nos testes realizados pela Revista Quatro Rodas, o modelo 1.4 da Chevrolet marcou 7,9 km/l no perímetro urbano e 10,9 km/l nas estradas, sendo abastecido com etanol. Enquanto isso, o Gol com motor 1.6 se mostrou mais econômico que o Onix e o HB20, registrando 8,2 km/l no ciclo urbano e 12,6 km/l no ciclo rodoviário, contra 7,3 km/l e 10,8 km/l, respectivamente.

Conforto e segurança, que ainda podem melhorar

Comprar Onix em 2019 pode não significar ter grandes vantagens com questões de segurança. Com a repaginação deste ano, o modelo ganhou equipamentos para conforto e segurança que já existiam nos seus principais rivais do mercado. O modelo que conta apenas com airbag duplo, agora, virá com encosto de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro central, além do sistema isofix, para fixação de cadeirinhas de segurança infantis.

O espaço interno também não deixa a desejar, quando comparado com seu principal concorrente, HB20. Possui 3,93 metros de comprimento e 2,52 metros de entre os eixos, com um bom espaço para as pernas dos ocupantes, evitando aquela sensação de “lata de sardinha” nos bancos da frente e nos bancos da ponta na fileira de trás – o passageiro central sofrerá com o formato do túnel central, que é mais alto no Onix.

Além disso, comprar Onix também não significa que você terá mais espaço no porta-malas, já que ele conta com espaço para apenas 280 litros, contra 300 dos concorrentes HB20 e Fiat Argo. Além disso, a tampa só pode ser aberta pela chave do carro ou por um botão localizado no painel.

O rostinho bonito mais decepcionante do mercado

O visual se mantém desde seu lançamento, em 2012. Mas, para a linha 2019, a Chevrolet anunciou novas cores para o modelo Onix. Agora, você poderá comprar Onix com as novas opções de cores: o Azul Infinity e o Laranja Burning da linha Activ, que passou a ter a opção de vir com o interior preto, o que não era possível em 2018 – o carro vinha todo laranja por dentro.

O design externo com linhas longitudinais e harmônicas, que acabam dando a impressão de que o carro é maior do que ele, de fato, é. As nervuras laterais dão um ar mais esportivo ao carro, mesmo ele não sendo. Mas a posição dos puxadores de porta, por exemplo, são terríveis e com ergonomia zero – são baixos demais, dificultando a abertura de portas.

O acabamento interno ainda deixa a desejar. As peças do painel, em plástico com aparência boa, são mal encaixadas e o sistema MyLink continua operando no carro, mesmo estando defasado e não tendo GPS integrado. O volante também não possui ajuste de profundidade, sendo possível ajustar apenas a altura, o que dificulta na hora de encontrar a melhor posição para dirigir.

Desvalorização mais baixa

Uma das características mais olhadas pelos brasileiros que pretendem comprar um carro é a desvalorização. Nesse ponto, comprar Onix pode ser um bom negócio.

Entre os modelos de carros compactos, o Onix sai na frente, sendo o modelo que menos se desvaloriza após sair da concessionária. Segundo a empresa especializada em cotação de veículos, KBB Brasil, o Onix tem desvalorização de apenas 7% no primeiro ano e 14% no segundo. A média de desvalorização é de 10%, logo no primeiro ano.

Manutenção facilitada

Por ser um modelo mais atual, a maioria das oficinas mecânicas possuem profissionais habilitados para fazer manutenção da forma correta. Portanto, comprar Onix em 2019, significa menos dores de cabeça na hora de encontrar mão de obra e peças no mercado.

Além disso, as peças e equipamentos do modelo são muito mais baratas em relação aos modelos concorrentes, como o HB20, por exemplo. Comprar em lojas online, como a Selfcar, por exemplo, pode ser uma boa opção para economizar ainda mais na manutenção.

Facilidades na compra

Além de ser a marca com o maior número de concessionárias no Brasil, a Chevrolet ainda conta com algumas facilidades para fechar compras.

Para as vendas diretas com CNPJ, por exemplo, a Chevrolet separa vantagens exclusivas para cada tipo de necessidade das empresas, com descontos exclusivos e facilidades no pagamento. Já para os clientes finais, a Chevrolet oferece o consórcio nacional, entrada facilitada e taxa zero para alguns modelos.

O Chevrolet Onix pode não ser o melhor modelo compacto para quem quer comprar um carro zero, mas pode representar uma boa escolha, para quem busca por um carro moderno e com um bom desempenho. A solução para acabar com as dúvidas antes de comprar Onix, é tentar comparar os modelos concorrentes no mercado e encontrar o que melhor se encaixa às suas necessidades.

A Selfcar pode te ajudar a fazer a sua melhor escolha na hora de comprar um carro. Fique ligado no nosso blog e conheça os lançamentos de 2019.