Quais os carros mais vendidos de janeiro de 2019? Veja lista

*/?>
505

O ano de 2019 mal começou e as vendas de automóveis já estão a todo vapor. De acordo com o levantamento feito pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de carros em janeiro deste ano tiveram alta de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado. E entre esses carros mais vendidos, um se destaca.

O Chevrolet Onix detém a liderança de vendas há 4 anos e segue firme no primeiro lugar entre os carros mais vendidos no país. Segundo a Fenabrave, o modelo teve um total de 18.842 unidades vendidas só em janeiro, quase 10 mil unidades a mais que o segundo colocado da lista, o Ford Ka.

Chevrolet Onix, um dos carros mais vendidos no Brasil em 2019

O mercado brasileiro de carros

Não foi só para o Chevrolet Onix que o ano começou bem. Ao todo, foram vendidos 190.752 unidades de automóveis em todo o país ao longo de janeiro. O grupo GM, responsável pela Chevrolet, obteve uma parcela de 20% das vendas de automóveis, seguido pela Volkswagen, com 14,42%.

Se contarmos só os modelos de carros populares mais vendidos, a Fiat, que ficou em oitavo lugar na lista geral , passa a liderar o ranking, com uma parcela de 38,26% das vendas,  seguida pela VW, com 16,49% carros mais vendidos no Brasil na categoria popular.

Veja como fica a classificação em relação aos modelos:

Lista dos 10 carros mais vendidos no Brasil em janeiro de 2019

  1. Chevrolet Onix – 18.842 unidades vendidas;
  2. Ford Ka – 8.023 unidades vendidas;
  3. Hyundai Hb20 – 7.249 unidades vendidas;
  4. Chevrolet Prisma – 6.924 unidades vendidas;
  5. Volkswagen Polo – 4.771 unidades vendidas;
  6. Volkswagen Gol – 4.498 unidades vendidas;
  7. Jeep Renegade – 4.215 unidades vendidas;
  8. Fiat Argo – 4.115 unidades vendidas;
  9. Fiat Mobi – 3.913 unidades vendidas;
  10. Renault Kwid – 3.617 unidades vendidas.

Guerra entre modelos

Jeep azul, um dos carros mais vendidos do Brasil

Como você pode ver, o Chevrolet Onix, campeão em vendas no Brasil há 4 anos, obteve quase o dobro de unidades vendidas em relação aos modelos hatches que são seus concorrentes diretos, como o Ford Ka e o Hyundai HB20. A Volkswagen também saiu na vantagem, já que entre os dez carros mais vendidos no Brasil estão os modelos Polo e Gol.

Entre os SUVs, o Jeep Renegade conquistou o sétimo lugar nas vendas, se tornando o modelo SUV mais vendido no Brasil e o único na lista dos dez mais. Já entre os modelos da categoria sedã, apenas o Chevrolet Prisma conquistou seu lugar entre os 10 carros mais vendidos no Brasil em janeiro de 2019.

O Corolla, modelo sedã da Toyota, que foi o carro mais vendido no mundo em 2018, mas desceu no ranking e conseguiu o 13º lugar na lista dos carros mais vendidos em janeiro. E o modelo de entrada, Fiat Mobi, superou em vendas o modelo Kwid da Renault.

Chevrolet Onix faz história nas vendas de carros no Brasil

Chevrolet Onix na estrada, um dos carros mais vendidos do Brasil

Depois de três décadas longe dos rankings dos carros mais vendidos, em 2012 a Chevrolet lançou o modelo Onix, que prometia ser o hatch mais completo da categoria. Desde então, as vendas do modelo têm crescido e já ultrapassam o modelo HB20 da Hyundai e até mesmo o Toyota Corolla, queridinho no mundo inteiro.

A primeira geração do modelo bate de frente com o HB20 em todos os quesitos. Emparelhado com a concorrência, o modelo mostra cuidado na manufatura e acabamentos, com bancos anatômicos e detalhes em plástico com encaixes aceitáveis.

No desempenho e consumo, o modelo Onix também não fica atrás de seus concorrentes. Os motores 1.0 e 1.4 com potência de até 106 cv possuem desempenho ágil para o uso nas cidades e nas estradas. Apesar de não ser um dos modelos mais econômicos disponíveis no mercado, o Chevrolet Onix ainda agrada bastante quando o assunto é consumo de combustível por quilômetro percorrido, batendo a marca de 7,9 km/l em áreas urbanas e 10,9 km/l nas estradas no motor 1.4 abastecido com etanol.

O diferencial do Chevrolet Onix está na conectividade do veículo. Pioneiro da categoria no uso do sistema MyLink, o modelo oferece uma central completa de controle multimídia, com painel sensível ao toque que permite o pareamento com smartphones e até mesmo o streaming de áudio.

Depois desses dados, não é surpresa nenhuma que o Onix já seja um dos carros mais vendidos de 2019!

Novo Onix deve chegar às lojas em junho

A segunda geração do hatch mais vendido do Brasil promete mudança total, tanto no estilo quando no motor e na plataforma. O modelo flagrado em teste por vários estados brasileiros tem sua frente repaginada e é muito semelhante ao do modelo Prisma.

Curiosamente, na China, o Novo Onix apareceu como um sedã em fotos de registro de patente. Nomeado como Onix, o modelo chinês aparece mais robusto e com lanternas mais ressaltadas.

Novo Onix

O novo Onix será lançado apenas na versão Joy, com controle eletrônico de estabilidade, que será exigido em breve pela legislação. O item, conhecido como ESC ou ESP, passará a ser obrigatório a partir 2020 para os carros mais novos. Será que ele tem o que precisa para seguir a tradição e também ser um dos carros mais vendidos do Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!

Não fique por fora dos carros lançamentos de 2019 e saiba em detalhes qual deles poderá fechar o ano na lista de carros mais vendidos do Brasil!