As peças de carro mais procuradas pelos motoristas

*/?>
528

Já percebeu que algumas peças de carro estão sempre em falta nos estoques? Na hora em que mais precisamos, a resposta é sempre a mesma: “Acabou, mas vai chegar…”.

A demanda frequente por certas peças indica que são essas as que costumam estragar com mais frequência nos carros. Por isso, é recomendável que você tenha sempre um estoque dessas peças de carro em sua casa, para evitar contratempos.

Além disso, são essas peças de carro que os motoristas devem ficar mais atentos na hora da revisão, pois saber identificar esses problemas mais comuns pode te ajudar a economizar bastante dinheiro em oficinas. Alguns mecânicos ou lojas de equipamentos tendem a subir os preços desse tipo de peça, fazendo com que você acabe gastando dinheiro sem necessidade.

Você não quer passar por isso, né? Então bora aprender!

Peças de carro

Quais são as peças de carro mais procuradas pelos motoristas?

A Selfcar mapeou algumas peças de carro que mais saem nas lojas, detalhando os problemas mais frequentes com elas para você se prevenir. Olha só:

Peças do motor

Carburador

O carburador é a principal peça dos motores carburados. Ele é o responsável por fazer a mistura de combustível e ar na quantidade exata para fazer o motor funcionar. Um carburador velho ou com defeito pode causar o famoso “motor afogado”, que nada mais é do que combustível entrando em excesso no motor.

Para quem tem carro com o motor carburado, o ideal é ter sempre um carburador extra no porta-malas. Assim, caso o motor afogue, o motorista poderá trocar e continuar a viagem.

Bicos injetores

Os bicos injetores são os responsáveis por injetar o combustível dentro do motor na quantidade certa. Quando os bicos falham, a partida do carro simplesmente não acontece.

Para evitar transtornos, o ideal é sempre ter um par de bicos injetores de reserva. Assim, o mecânico conseguirá trocar para você sem que seja necessário o reboque do veículo.

Correia dentada

Você sabia que se a correia dentada arrebentar, o seu carro não liga? Pois é. Ela é uma corrente que coordena a abertura das válvulas do motor e é uma das peças de carro mais procuradas pelos motoristas, já que muitos passam aperto por causa dela.

Para a maior parte dos veículos, o prazo de validade da correia dentada é de três anos ou 50 mil quilômetros. Assim, manter uma peça extra para ser trocada quando necessário, antes de algum dano maior, pode evitar gastos com reboque e oficina, já que um motor empenado por conta da correia dentada precisa ser retificado, o que pode custar caro.

Filtros

Filtros de carro

É recomendado que os filtros sejam trocados a cada 10 mil quilômetros rodados mas, em algumas situações, é necessário fazer a troca bem antes. Isso porque se você andar com o seu carro em uma estrada muito empoeirada, o filtro de ar do motor, por exemplo, pode se entupir e diminuir o desempenho do veículo.

O mesmo vale para cidades muito poluídas, o que faz dos filtros uma das peças de carro que mais necessitam de substituição.

Bateria

Quem nunca deixou o carro parado o final de semana inteiro e depois ele simplesmente não ligava? Esse problema é muito comum entre os motoristas e não passa de uma simples bateria descarregada, ou “bateria arriada”, como costumam chamar.

Por isso, ter uma bateria extra na garagem pode evitar que você precise fazer aquela famosa “chupeta” no carro do vizinho. Trocar a bateria por uma totalmente carregada, além de mais rápido, é muito mais seguro para o sistema do carro e para o motorista.

Óleo de motor

Embora não seja exatamente uma das peças de carro, o óleo de motor é um item essencial para manter o bom desempenho do veículo.

Mesmo quando o nível do óleo está bom, ele precisa ser trocado anualmente, para que não sofra oxidação.

Peças de carro mais procuradas para manutenção em geral

Freios

Os freios também devem compor o seu estoque de peças de carro. Lonas, pastilhas e discos de freio precisam ser trocados a cada 30 mil quilômetros rodados, aproximadamente. Mas com tanto buraco pelas ruas e estradas, pode ser que essas peças se desgastem ainda mais rápido.

Faróis e lâmpadas

Muitos motoristas ignoram isso, mas as lâmpadas do carro possuem vida útil e podem queimar a qualquer momento. Já pensou levar uma multa porque o farol do seu carro queimou no caminho de casa?

Por isso, é importante observar o tipo de lâmpada que encaixa no seu carro e ter sempre uma de reserva. Assim você poderá trocar antes que a falta dos faróis gere ainda mais problemas.

É claro que existem outras peças de carro que se desgastam rápido, mas nem todas podem ser trocadas pelo próprio motorista. Sistemas mais complexos precisam ser avaliados por um profissional experiente e de confiança, para que você não troque as peças de carro erradas ou desnecessárias.

Agora que você já sabe todas quais são as peças de carro mais procuradas pelos motoristas, está na hora de aprender a fazer a manutenção do seu carro em casa! Clique no link e saiba tudo o que é necessário.