Cuidar do carro no verão: cuidado com as tempestades!

*/?>
241

Sol, calor em excesso, ar condicionado no máximo, viagem de férias, altos índices de umidade, maresia e muita chuva. Nesse período costumamos exigir mais dos veículos, tanto em resistência quanto em capacidade e, por isso, é essencial cuidar do carro no verão.

Lataria, pintura, elétrica, vidros, couro, pneus e motor devem ser checados e alguns pontos merecem atenção especial para que você não fique na mão e nem corra riscos em dias de chuvas fortes.

Leia até o final e saiba como cuidar do carro no verão!

Cuidados com o carro em dias de chuva forte

Interior do carro em dia de chuva de verão

As chuvas fortes típicas dessa época do ano são perigosas tanto para o veículo como para o motorista. Menos visibilidade e atrito, buracos, deslizamentos, risco de queda de árvores e galhos, enchentes… Tudo isso faz com que dirigir na tempestade seja uma aventura que deve ser evitada.

O primeiro perigo ao dirigir na chuva pode ser encontrado no asfalto. A água acumulada faz com que o óleo derramado na pista pelos veículos que passam forme uma gosma que leva vários dias para se desfazer totalmente, deixando a pista mais escorregadia. Por isso, é tão importante deixar os pneus e freios com a manutenção em dia e manter a calma em casos de derrapagem ou aquaplanagem.

Meu carro foi atingido por uma enchente. E agora?

Carro atravessando enchente

Chuva nunca vem com hora marcada. Você pode estar no trânsito ou com o carro estacionado e, de repente, se ver no meio de uma enchente! A primeira coisa a se fazer é manter a calma e diminuir a velocidade do carro. Depois, você pode seguir as nossas dicas para não danificar o seu carro:

  • Aposte sempre na primeira marcha para atravessar a água, caso seja necessário. Manter o carro em uma velocidade constante vai fazer com que uma onda se forme em volta do carro, protegendo o motor do alagamento;
  • Sempre mantenha uma distância grande entre você e o motorista na sua frente. Assim, você evita que uma freada brusca cause um acidente grave;
  • Faça tudo o que puder para não deixar o carro morrer! Caso isso aconteça, a água pode invadir o motor do seu carro, causando o calço hidráulico;
  • Se a enchente atingiu o seu carro estacionado, não tente ligar o motor imediatamente. Leve a uma oficina de confiança para evitar danos maiores ou perda total do motor do seu carro;
  • Caso se forme uma correnteza, mantenha a calma e evite sair do carro. Pare o veículo em um local seguro, mantenha os freios e o freio de mão ativado e o motor sempre ligado;
  • Nos casos de alagamentos maiores, em que o limite da água ultrapasse a linha do meio das rodas do carro, o ideal é que o motorista fique parado em um local seguro e vá para o teto do carro;

Manter a calma e esperar a chuva passar é sempre a melhor solução. Ao chegar em casa, certifique-se de limpar o sistema de ventilação do motor para evitar que as sujeiras do caminho possam estragar o motor.

Cuidar do carro no verão é muito mais que um capricho. Limpeza e manutenção constantes evitam o desgaste excessivo de peças essenciais para a segurança e o funcionamento do veículo.

Como devo cuidar do carro no verão?

Manter a revisão em dia é tão importante para a segurança do motorista e dos pedestres. Veja os principais pontos que devem ser observados.

Motor

Em cidades maiores, é comum ficar preso em engarrafamentos e, no verão, o calor exige mais do sistema de refrigeração, para que o motor não ferva a ponto de aumentar a temperatura do propulsor.

Cuidar do carro no verão significa, portanto, que você deve estar sempre de olho no líquido do radiador. Os aditivos ideais para o seu carro estão informados no manual e a troca deve ser feita por um profissional para evitar derramamentos de óleo e o “cozimento” das peças.

Pneus

O contato direto dos pneus com o asfalto quente gera um desgaste muito maior na borracha durante o verão do que no inverno. Por isso, é primordial que os pneus sejam calibrados pelo menos uma vez na semana, para evitar que o desgaste leve a acidentes graves, principalmente em dias de chuva.

Tente fazer um rodízio entre os pneus, incluindo o estepe, para evitar possíveis problemas ou causar acidentes.

Cabos da bateria

Para os motoristas do litoral ou para quem viaja para cidades praianas, o ideal é que seja feita uma limpeza minuciosa nos cabos da bateria. A maresia e a umidade constante e “salgada” da praia pode oxidar os cabos e causar um problema conhecido como zinabre de bateria, reação química que compromete o desempenho da peça, levando a falhas no carregamento, problemas na hora da partida e aquecimento dos cabos.

Vidros

O calor e o sol forte podem causar ressecamentos e acabar rachando a borracha protetora dos vidros. No tempo seco isso não costuma causar transtornos, mas basta uma chuva cair para o problema começar.

Quando rachada, a borracha protetora dos vidros pode provocar infiltrações graves, deixando a parte interior das portas cheias de água, causando ferrugem e problemas elétricos.

Lataria

Sol forte, chuva forte, mudanças bruscas de temperatura: tudo isso pode desgastar a pintura do carro ou até mesmo deformar a lataria. O ideal é que, ao cuidar do carro no verão, você passe uma boa camada de cera na superfície, para proteger a pintura do desgaste, e dê preferência a locais cobertos para estacionamento.

Cuidar do carro no verão pode sair caro, mas existem alguns cuidados, como limpezas, que podem ser feitas em casa. Clique aqui para saber mais sobre quais produtos de limpeza você pode ter em casa, para economizar na oficina!