Comprar carro usado na garagem sem erros – guia completo

*/?>
387

Se você sonha em comprar um carro, saiba que os modelos populares oferecem uma excelente relação de custo-benefício, principalmente se você comprar carro usado de garagem de automóveis com cerca de dois ou três anos de uso.

Os atrativos para comprar carro usado vão além do preço. Despesas como IPVA, seguros, emplacamentos, registros e, até mesmo, manutenção, tendem a ser mais baratas, já que depois desses três anos o carro já passou pelo período de maior desvalorização. Com isso, você acaba adquirindo um carro muito melhor do que poderia comprar na concessionária.

Se você está em busca do seu novo carro, não deixe de conferir as dicas que a Selfcar preparou para que você possa fazer uma compra com segurança.

O que é preciso saber para comprar carro usado?

Existem informações essenciais e alguns detalhes que você deve observar antes de comprar carro usado. Entre eles, temos:

Confiabilidade

Antes de comprar um carro usado, sempre busque os melhor avaliados no mercado. Ao ir em busca de garagens de veículos usados, dê preferência para os estabelecimentos conhecidos e com tradição no mercado para evitar transtornos no futuro.

Conheça um pouco sobre o valor do veículo

Observar pontos como os valores da tabela FIPE, a quilometragem rodada, o desgaste e manutenção dos equipamentos e a região na qual o veículo circulou pode evitar que você pague valores acima do que o veículo realmente vale.

Desconfie de adesivos em locais incomuns

Sempre peça para dar uma olhada no veículo antes de comprar carro usado. Algumas garagens têm o hábito de colar adesivos ou papéis com anúncios por cima de arranhões, rachaduras ou partes amassadas na superfície. Olhe com muita atenção e sempre passe as mãos para sentir se a superfície foi alterada.

Leve um mecânico com você

A presença de um mecânico antes de comprar um carro de garagem é essencial para que defeitos pequenos não passem batido.

Alguns detalhes no carro podem causar problemas sérios quando não diagnosticados cedo, e um especialista pode te ajudar a avaliar quanto terá que ser investido para deixar o veículo em sua melhor forma, assim você não terá que arcar com custos não planejados e pode até renegociar o valor final levando as manutenções em conta.

Anote o número da placa e do chassi do carro

Antes de comprar carro usado, é preciso saber o passado do veículo. Você precisará levar o número da placa e do chassi do carro para verificar a existência de clonagens, dívidas ou multas e evitar transtornos no futuro.

Dá pra comprar carro usado via financiamento?

Pessoa segurando chave de carro

Carro escolhido, manutenção em dia, mas falta o dinheiro para completar o valor do carro… O que fazer?

Saiba que isso é bem comum entre os compradores de carro. Por isso, bancos, empresas financeiras, garagens de veículos usados e até mesmo lojas oferecem o serviço de financiamento para os bons pagadores. As financiadoras de veículos mais conhecidas são Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Porto Seguro.

O financiamento pode ser uma excelente alternativa para quem deseja ter um carro mas não dispõe de orçamento para realizar todas as transações. Ao contratar um financiamento, o valor do carro usado será pago integralmente ao antigo dono ou garagem e o novo proprietário pagará o financiador em parcelas.

As cobranças geralmente são feitas por boletos bancários ou débito em conta e podem ser pagas em até 60 meses. A única restrição das empresas financiadoras de veículos é quanto à idade do carro usado, que não deve passar de 20 anos. Além disso, o solicitante do financiamento deverá comprovar que tem condições de pagar as parcelas através de comprovantes de renda e crédito disponível no mercado.

Quais os documentos necessários para contratar um financiamento de automóvel

Para contratar o financiamento, além de ter o nome limpo na praça, o comprador precisa apresentar alguns documentos para comprovação de identidade e renda. São eles:

  • RG – original e cópia;
  • CPF – original e cópia;
  • CNH válida e habilitada para a categoria do veículo pretendido – original e cópia;
  • Comprovantes de renda, residência e estado civil;

Como contratar um seguro para carro usado?

Homem dentro de carro segurando cofre

O ideal é que você contrate um seguro antes mesmo de sair com o carro da garagem. Não importa se você vai comprar carro usado na garagem ou um carro novo: alguns cuidados e responsabilidades devem ser tomados desde o primeiro momento.

Todas as seguradoras brasileiras aceitam contratos feitos para quem compra carro usado, podendo modificar alguns critérios que tornam os contratos mais ou menos rígidos. A idade máxima dos carros aceitos pelas seguradoras é de 10 anos, mas podem chegar a 15 anos em alguns casos.

As cotações do seguro podem ser simuladas antes do contrato e, caso fiquem muito altas devido ao modelo do carro ou local de fabricação e uso, o proprietário tem a opção de escolher por seguros mais populares, apenas contra roubos e furtos.

Comprar carro usado de garagem pode ser um excelente negócio quando feito da forma correta. As vantagens sobre a compra de um carro zero são muitas, mas você precisa ter tempo e disposição para encontrar o veículo certo, por um preço justo.

É preciso considerar também que diferentes anos de fabricação trazem benefícios diferentes para cada modelo, um detalhe essencial de se observar para saber se a variação de preço está dentro do padrão. Para te ajudar a entender mais sobre isso, você pode conferir o nosso artigo sobre as mudanças nos modelos de carros de 2019, clicando aqui.

Acompanhe o Blog da Selfcar e fique sempre por dentro das novidades e notícias do mundo automobilístico!