aplicativos de GPS: homem conectando no gps

Quando você viaja por estradas que não conhece muito bem, pode ser fácil se perder. Ainda bem que nos dias de hoje nós temos a tecnologia a nosso favor e podemos contar com aplicativos de GPS. Graças a essa invenção, você tem acesso às melhores rotas direto na tela do celular, e ainda conta com informações sobre buracos na estrada, pedágio e paradas de descanso.

Com tantas opções no mercado, como escolher o melhor dos aplicativos de GPS para viajar sem problemas e sem complicações? Só conhecendo cada um deles e é justamente isso que vamos ajudar você a fazer!

Vamos escolher?

Carro com GPS

Waze

Provavelmente você já ouviu falar do Waze. O mais famoso dos aplicativos de GPS tem um processo dinâmico de traçar o seu caminho.

O Waze faz um cruzamento de dados em tempo real para evitar colocar muitos motoristas que se destinam para a mesma locação em um mesmo trajeto, o que resolve o problema de possíveis engarrafamentos causados pela popularidade do app. Além disso, ele conta hoje com uma ferramenta que outros aplicativos de GPS tem tentado replicar sem grande sucesso: a marcação da comunidade.

Celular com aplicativo de GPS ligado

Através dessa ferramenta, as pessoas podem marcar radares, buracos, trechos da estrada em reforma, trânsito, possibilitando que os outros motoristas saibam antes tudo que está acontecendo no caminho. Apesar de outros aplicativos de GPS terem incorporado esse recurso, a facilidade de uso do Waze ainda é imbatível.

Por fim, o Waze oferece a vantagem da análise de trânsito, algo que outros aplicativos de GPS também têm tentado reproduzir sem tanto sucesso. O fato de ter muitos usuários contribui para uma previsão mais precisa de quais vias estão mais lentas ou mais rápidas, o que faz do Waze tão eficiente.

Google Maps

Google Maps: excelente opção entre aplicativos de GPS

Dos aplicativos de GPS, o Google Maps é um dos mais leves e menos exigentes em relação à velocidade de dados, algo importante a ser levado em consideração quando se dirige na estrada. Além de ser estável e ter uma cobertura muito boa, ele conta com a vantagem de operar em meio ao sistema dos aplicativos da Google, que deixa tudo mais prático.

Se o seu celular for um Android, provavelmente já conta com o Google Maps instalado de fábrica, é só clicar!. Ele opera bem com os outros aplicativos nativos desse sistema operacional de celulares.

Por esses motivos, o Google Maps é o principal concorrente do Waze atualmente.

TomTom GO World

Modelo físico do TomTom Go World: outra das opções entre aplicativos de GPS

Um dos mais antigos aplicativos de GPS em operação, o TomTom já foi o líder do mercado, perdendo espaço para o Waze e o Google Maps. Apesar disso, ainda é uma excelente opção, com muitas ferramentas úteis.

Sygic Travel

Sygic Travel

Apesar de não estar na categoria dos aplicativos de GPS, é interessante citar o Sygic Travel. Sua principal função é te ajudar a montar roteiros de viagem. Para isso, ele apresenta um mapa da região onde você estiver e oferece sugestões de restaurantes, passeios e pontos turísticos.

Enquanto os aplicativos de GPS são mais usados para te ajudar a chegar ao destino da sua viagem, o Sygic é interessante para usar depois de chegar, para escolher as melhores atividades pra fazer numa cidade nova.

Here WeGo

Here WeGo

Enquanto muitos aplicativos de GPS têm como carro chefe a análise de trânsito, a principal característica do Here WeGo é a possibilidade de ser customizado para o gosto do usuário.

Assim como o Sygic Travel, ele conta também com um sistema de recomendações de locais interessantes para visitar, além das mesmas facilidades que os outros aplicativos de GPS como orientação por voz, mapas offline e outros.

ViaMichelin

ViaMichellin

ViaMichelin é outra ferramenta que não está exatamente entre os aplicativos de GPS, mas funciona como um complemento a eles  Esse app ajuda a calcular gastos de viagem e ainda te apresenta a rota mais rápida ou o caminho mais econômico usando os valores do combustível como referência.

Esse é um aplicativo de customização de GPS que não funciona por conta própria, mas depende de outros aplicativos para funcionar por completo. Porém, ele é equipado para trabalhar com as ferramentas que já estão incluídas tanto no Android quanto no iOS.

Navmii

Navmii

A vantagem do Navmii sobre os outros aplicativos de GPS é que ele conta com os mapas de melhor resolução no mercado atualmente. Além disso, o app oferece ferramentas para diversas situações e uma comunidade pequena, mas ativa, para a identificação de buracos na estrada que podem danificar o carro, além de obras.

O Navmii também tem a característica de avisar as mudança do limite de velocidade, permitindo que você rode sempre com segurança.

Qual o melhor dos aplicativos de GPS?

Não dá pra dizer objetivamente qual dos aplicativos de GPS é o melhor. Cada um deles pode ser o melhor de acordo com o perfil de cada um, pois oferecem ferramentas diferentes e sua comunidade de usuários varia de região para região.

Nossa recomendação para quem vai viajar é baixar alguns dos aplicativos de GPS antes de pegar a estrada e testar cada um deles antes de decidir por um. Dessa forma é mais fácil encontrar o melhor para você, que ainda tem a chance de se adaptar ao app para usá-lo com segurança, sem se distrair.

Além de prestar atenção no trajeto, é sempre importante tomar cuidado com o carro para que ele não quebre no caminho. Para isso, você pode fazer uma revisão em casa antes de viajar. Aprenda conosco o que precisa checar para o carro estar funcionando bem na viagem.