Os problemas que os buracos na estrada causam na sua viagem

*/?>
149
pneu furado devido buracos na estrada

Os buracos na estrada infelizmente são velhos conhecidos que fazem parte do cotidiano do brasileiro. Quando vamos viajar de férias ou no final do ano, eles são um assunto que precisa estar na cabeça do motorista.

Ao passar por buracos na estrada, seu carro sofre uma série de desgastes que podem causar danos em alguma peça ou um até algum problema mais sério. Esse impacto é maior nas estradas porque geralmente dirigimos em maior velocidade do que nos centros urbanos, de modo que a atenção deve ser redobrada.

Felizmente, dá pra escapar dos buracos na estrada e diminuir seus danos com alguns cuidados básicos..

Vamos lá?

Buracos na estrada

O que os buracos na estrada podem causar?

Os buracos nas estrada provocam um impacto estressante para o carro. Os automóveis são feitos para percorrer uma superfície lisa e constante, então quando as rodas recebem choques constantes frontais com a lateral interna de um buraco, o dano vai além da sacudida que você sente.

Pouco a pouco, o metal do seu carro pode ceder em diversos locais, causando rachaduras, torções e quebras. Para entender melhor o que os buracos na estrada causam no seu carro, vamos listar os problemas mais comuns:

Problemas no eixo dos carros

A maior vítima dos buracos na estrada é o eixo do seu carro. Essa estrutura tem dupla função: manter as rodas unidas com o resto do veículo e transmitir para ela a energia cinética causada pelo motor.

Quando a roda bate de frente com um buraco, ela recebe um impacto que é transferido para o eixo e para o resto do carro. Um dos agravantes está no fato de que o posicionamento do eixo – embaixo do veículo – deixa ele mais vulnerável a esse tipo de impacto.

Para visualizar melhor, pense no seguinte exercício: um lápis preso a uma morsa de ferragem com uma rodela de borracha no seu topo. Se você bater com um martelo na rodela no sentido do eixo do lápis, ele pode até tremer, mas dificilmente quebrará.

Agora imagine bater na rodela de borracha no mesmo sentido em que a roda do carro bate no buraco. Se você usar força, o lápis provavelmente irá quebrar. Nesse exercício, o lápis está fazendo o papel do eixo, segurando a roda representada pela borracha.

Por causa dessa posição vulnerável, o eixo do carro absorve uma boa parte do impacto lateral que a roda sofre com os buracos na estrada, o que pode resultar em uma torção da estrutura, rachaduras e até uma ruptura por conta do desgaste gradativo.

Suspensão

A suspensão do carro tem como função justamente absorver o impacto nas rodas do carro durante as subidas e descidas. Entretanto, elas são feitas para absorver principalmente o choque que vem de baixo para cima.

Acontece que, quando você passa com seu carro sobre os buracos na estrada, eles causam um impacto que é tanto lateral quanto de baixo para cima, e aí a suspensão já não é tão eficiente para amenizá-lo. Assim, é normal que, assim como o eixo, a suspensão comece aos poucos a apresentar rachaduras, principalmente se você tem o costume de viajar com regularidade.

Direção desalinhada

Mão masculina segura o volante: alinhamento do carro pode ser comprometido por buracos na estrada.

Outro problema que pode ser causado pelos buracos na estrada é o desalinhamento da direção, quase sempre originado pela mudança do ângulo das rodas devido aos choques.

Como resultado, torna-se mais difícil dirigir corretamente, pois é preciso ajustar o volante fora do que normalmente seria seu ângulo correto para andar para frente, o que pode ser muito perigoso. Por vezes, a direção desalinhada se manifesta como uma tremida constante do volante.

O desalinhamento também é uma deterioração que acontece gradativamente, por isso aproveite a viagem de fim de ano para alinhar as rodas do veículo evitando que os buracos na estrada piorem a situação.

Quebra da caixa de direção

Por conta de seu posicionamento desfavorável, semelhante ao do eixo das rodas, o eixo da caixa de direção, responsável por transferir o giro do volante às rodas e esterça-las,também é vulnerável ao impacto causado pelos buracos na estrada e pode acabar se rompendo.

Se você acha que é a caixa de direção só corre o risco de estragar quando você passa em buracos maiores, está enganado: várias fissuras aparecem devido à vibração causada pelo impacto constante nas estradas cheias de buraquinhos por conta do asfalto de baixa qualidade.

Acidentes por desvio

Pior do que qualquer um dos danos que listamos acima é a possibilidade de se perder o controle da direção e acabar indo parar na via contrária devido aos buracos na estrada.

Isso pode acontecer porque a roda costuma levantar alguns centímetros do chão ao passar por alguns buracos. Se o seu carro acidentalmente passar numa sucessão de buracos que levantem a maior parte das rodas, elas podem cair em um ângulo irregular que poderá mudar a trajetória do veículo.

Dependendo da velocidade no momento, o desvio pode ser grande e provocar um grande acidente.

Como se proteger dos buracos na estrada?

Pessoa dirigindo.

Agora que já falamos quais são os danos mais comuns provocados por buracos na estrada, veja algumas dicas simples que podem te livrar de grandes problemas:

  • Sempre que possível, escolha viajar por vias bem cuidadas, que recebem manutenção constante; em geral, rodovias privatizadas apresentam melhores condições;
  • Fique atento e procure desviar dos buracos ao máximo, mesmo os pequenos;
  • Respeite o limite de velocidade e ande mais devagar quando perceber que a condição do asfalto pode prejudicar seu veículo;
  • Antes de viajar, faça a revisão do carro e evite que os buracos na estrada agravem um problema já existente.

Os buracos nas estradas podem causar acidentes, mas eles não são a única ameaça das rodovias. Conheça os 5 motivos que mais causam acidentes de carro nas estradas e esteja preparado para evitá-los.