Guia para economizar na viagem: quanto custa viajar?

*/?>
120
quanto custa viajar

Se tem uma coisa que pode fazer você ficar com um pé atrás antes de encarar a estrada é pensar no quanto custa viajar, principalmente pelo preço da gasolina, que sobe regularmente. Será que dá pra economizar com a sua viagem de carro?

Existem muitas formas de reduzir o quanto custa viajar. Para te ajudar a economizar e fazer seu dinheiro render, vamos te passar algumas dicas. Tá interessado?

Então põe o cinto e vem com a gente!

quanto custa viajar: fusca

Quanto custa viajar?

Uma viagem envolve vários gastos que precisam ser colocados na ponta do lápis: gasolina, pedágio, revisão do carro, alimentação no caminho… Além disso é preciso levar em conta possíveis imprevistos que podem te fazer abrir a carteira, aumentando o quanto custa viajar.

Para amenizar essas despesas, nosso foco será em formas de reduzir cada um desses valores de modo que você não precise que abrir mão de nada, nem do ar condicionado.

Nossa primeira dica é bem simples: cuidado com o barato que sai caro. Algumas economias podem parecer vantajosas num primeiro momento, mas podem te dar dor de cabeça – e prejuízo! – depois; portanto, pesquise antes para reduzir gastos com sabedoria.

Economizando na revisão

Um exemplo de barato que sai caro é dispensar a revisão do veículo. Você pode até considerá-la desnecessária caso seu carro esteja em boa forma, mas imagine só quanto pode custar um guincho ou uma troca emergencial de peças caso o carro apresente algum problema no meio da estrada!

Embora a revisão seja essencial para o veículo funcionar corretamente e garantir sua segurança, é possível economizar nessa etapa: basta fazê-la por conta própria. Não é complicado e exige apenas um pouco de pesquisa e dedicação. Para saber mais, confira nosso artigo sobre o assunto!

Poupando com combustível

quanto custa viajar: posto de gasolina

O combustível é o principal gasto que vem à mente na hora de calcular quanto custa viajar. Se o seu veículo for flex, você já encontra uma facilidade: o álcool costuma estar mais em conta que a gasolina nessa época do ano.

Isso acontece por causa da safra e da entressafra do açúcar. No meio do ano, a produção de cana é menor e uma boa parte da produção vai para a fabricação de açúcar, gerando um preço maior do álcool graças à oferta menor para a mesma demanda.

Como nem todos os veículos podem rodar com álcool existem também opções para reduzir os gastos com gasolina. A principal delas é a pesquisa de preço. Pode ser um pouco trabalhoso mapear os postos de gasolina para identificar os preços mais baixos, mas alguns sites podem facilitar esse trabalho, como.

Você também pode pedir ajuda nas redes sociais e perguntar aos amigos quais as melhores opções para abastecer pelo menor preço na cidade. Nesse caso, a sabedoria popular é excelente, pois todo mundo se interessa por pagar menos.

Um único tanque cheio, entretanto, nem sempre vai ser suficiente para chegar no seu destino. Nesse caso, é preciso planejar as paradas para abastecer num posto que tenha preços melhores. Não seja vítima do primeiro que aparecer: pesquise e selecione com antecedência aqueles que tenham um preço melhor.

Outra forma de economizar através de planejamento é descobrir quantos quilômetros seu carro consegue percorrer por litro de combustível. Com essa referência é possível sair de casa com o valor certo para a viagem e evitar gastar demais.

Pegar o melhor caminho também é importante: ficar parado no tráfego com o carro ligado é sinônimo de um gasto enorme que pode ser maior que o de fazer um trajeto um pouco mais longo. Então, na hora de estudar o melhor caminho, leve esses dois valores em consideração.

Leve um lanche de casa

Quanto custa viajar e não levar algo para comer? Ficar dependente dos valores cobrados pelos postos nas paradas é ter a certeza de que você vai perder mais dinheiro do que gostaria.

Custa caro manter um posto de combustível na estrada, principalmente se ele conta também com a estrutura de uma lanchonete ou restaurante. É para compensar esse investimento que os estabelecimentos aumentam o preço dos produtos, e também pela facilidade em lucrar, já que no meio da rodovia não há muitas opções para os viajantes.

Só que você não precisa ficar refém desses postos. Dá pra economizar levando um lanchinho feito em casa, do jeito que você gosta e provavelmente mais saudável também.

quanto custa viajar: marmita de sanduíche para viagem

Se a viagem for longa você pode precisar de uma bolsa térmica, cujo valor varia de acordo com a qualidade e o tamanho. Ainda assim, comprar uma dessas pode reduzir o preço total do quanto custa viajar com sua família, principalmente se você fizer isso regularmente.

E se você não quiser gastar com uma bolsa térmica, é só dar prioridade para alimentos industrializados que não vão estragar tão fácil, como bolachas.

Ar condicionado

Não tem muito segredo: o ar condicionado consome combustível por tirar energia do motor para fazer a expansão de gases que gera o efeito de resfriamento. O ideal seria abrir mão desse recurso, mas dependendo da temperatura de onde você estiver pode ser impossível passar muito tempo num carro sem refrigeração, aumentando o quanto custa viajar.

Quando for usar o ar, lembre-se de fechar os vidros. Dessa forma você contém o ar gelado e o sistema de refrigeração não gasta mais do que o necessário para mantê-lo em baixas temperaturas.

Agora que você está economizando no quanto custa viajar, que tal se preocupar com a segurança também? Leia nosso artigo sobre o assunto!