viajar no Natal

Quem tem o costume de viajar no Natal está acostumado com a situação complicada das estradas brasileiras nessa época do ano. Por conta do movimento no período, existem mais riscos de acidentes ou do carro estragar por conta do desgaste causado pelas vias cheias, que tendem a se deteriorar com mais facilidade.

Pensando nisso, nós resolvemos passar algumas dicas de como dirigir melhor nas estradas para que você possa viajar no Natal com segurança e tranquilidade. Pronto pra isso?

Então pé na estrada!

Carro em estrada lotada: é preciso tomar cuidados ao se viajar no Natal.

O primeiro cuidado é com você

Para encarar uma direção por horas em uma estrada engarrafada, uma situação em que você precisa estar bem, atento e com energia o suficiente tomar decisões o tempo todo, se cuidar é essencial.

Descanse bem na noite anterior, durma cedo e prefira alimentos leves na parte da noite. É melhor estar naturalmente descansado do que se sobrecarregar com bebidas estimulantes cafeinadas que aumentam a ansiedade e podem comprometer o seu julgamento durante a direção.

Durante a viagem, não esqueça de se manter hidratado e fazer pausas para comer. Cuide do seu corpo, pois o seu bem estar é necessário para o bem estar de todos que estiverem no carro para viajar no Natal.

Moça sentada sobre carro.

Viajar no Natal sem correr demais

Com as estradas absolutamente lotadas, é importante tomar cuidado com a velocidade. Planeje sua viagem já levando em conta os locais engarrafados e se programe para não precisar “compensar” o atraso pisando no acelerador.

Se você tem hora certa para chegar no seu destino, saia mais cedo do que o tempo estimado para o percurso, criando uma janela maior de tempo para que o trânsito e outros imprevistos não atrapalhem sua chegada. Se possível, evite também os horários de pico nas estradas.

Desse jeito você não precisa correr e pode dirigir dentro do limite de velocidade sem se atrasar.

Cuidado nas ultrapassagens

Nessa época do ano as estradas estão lotadas nos dois sentidos, então todo cuidado é pouco ao realizar ultrapassagens, pois fazer isso em locais de pouca visibilidade é um risco para a sua segurança.

Ao viajar no Natal, é importante tomar cuidado para não perder a paciência e ultrapassar em locais em que a sinalização não permite. Lembre-se: só é permitido fazer a ultrapassagem quando a via é sinalizada com linha tracejada. Ultrapassar na faixa contínua, além de oferecer riscos para você e quem está ao redor, é infração considerada gravíssima que implica na perda de 7 pontos na carteira e multa que ultrapassa os R$1000.

Fique atento com a sinalização

Ficar atento à sinalização da estrada é importante porque ela indica informações relevantes sobre o percurso, além de servir como guia de conduta nos trechos. Quando você viajar no Natal, a sinalização será uma importante aliada para te manter em segurança.

Já falamos sobre a importância de respeitar o limite de velocidade e para isso é importante observar as placas que indicam a velocidade máxima permitida no trecho. Se você se distrair, pode acabar se expondo a uma situação de risco.

O mesmo vale para outras placas importantes, como indicações de pontes sobre rio, de trechos onde a ultrapassagem é proibida, entre outros.

Mesmo se você for familiarizado com a estrada, é importante prestar atenção ao viajar no Natal. A sinalização pode mudar com o tempo, reformas podem ter sido feitas na pista ou mesmo estar em andamento e em períodos de grande movimento todo cuidado é pouco.

Estude o percurso com antecedência

Celular com mapa do caminho: conhecer o caminho ou usar GPS ajuda ao viajar no Natal.

Para evitar ser pego de surpresa ao viajar no Natal, você pode conhecer a estrada com antecedência e até procurar saber as condições da pista. Pesquise na internet o trecho que irá percorrer para descobrir possíveis pontos de manutenção, postos de gasolina onde você pode parar para abastecer e se alimentar e até mesmo informações sobre buracos na estrada.

Também dá para aproveitar e já conhecer possíveis rotas alternativas para o caso da estrada ficar temporariamente fechada por um acidente ou só esteja muito lotada. Com ferramentas como o aplicativo Waze, que faz isso em tempo real, existe a possibilidade de descobrir rotas mais práticas do que seu plano original.

Evite a estrada à noite

A visibilidade é essencial para dirigir com segurança e por isso nossa recomendação é que você evite dirigir durante a noite. Apesar de normalmente haver menor fluxo de carros nesse período, existem também menos profissionais de resgate para socorrer um acidente noturno, além do risco de assaltos.

Existem outros motivos pelos quais a viagem noturna não compensa: quando escurece, nosso corpo naturalmente entende que é momento de descansar e procura “desligar”. Por isso, mesmo que você tenha dormido bem antes de dirigir, pode acabar se sentindo sonolento, cochilar ao volante e provocar um acidente.

Use o que o carro oferece para sua segurança

É lei: é preciso manter o farol aceso enquanto o carro se locomove em estradas. A intenção é facilitar a visualização do veículo pelos demais na pista. Esse é um exemplo da importância de se seguir as normas de segurança.

Retrovisor lateral de carro mostra estrada movimentada de motoristas que foram viajar no Natal.

Ao viajar na estrada, é de suma importância também que todos os passageiros estejam usando o cinto de segurança. Sua função é minimizar as consequências de possíveis acidentes, impedindo que alguém seja projetado para fora do carro em caso de colisão, por exemplo.

Por fim, utilize as setas sempre que for alterar sua direção. Elas são uma forma de comunicação que permite ao motorista indicar aos outros sua intenção de movimentação, seja para mudar de faixa, seguir por um determinado caminho, fazer uma parada, conversão ou mesmo realizar uma ultrapassagem.

Viajar no Natal não é um problema. Eles só aparecem quando você decide viajar despreparado e subestimar os riscos que esse período apresenta. Prepara-se para viagem, estude bem o caminho e cuide dos seus entes queridos.

Para se preparar melhor para viajar, é importante fazer uma revisão completa do veículo. Você pode fazer isso em casa seguindo as dicas do nosso artigo!