Problemas na embreagem que podem fazer o carro parar

*/?>
327
problemas na embreagem

Não sabe direito o que pode estar causando problemas no seu carro e já revirou ele inteiro atrás da resposta, sem sucesso? Talvez você esteja com problemas na embreagem. Calma, a gente vai te ajudar a resolver isso.

É comum que a embreagem apresente defeitos que são confundidos com problemas em outras partes do carro, já que ela influencia o desempenho do volante, do motor e de algumas outras peças. Arrumar um estrago desses no mecânico pode ficar caro, então o melhor é fazer a manutenção preventiva.

Vamos aprender como cuidar da embreagem do carro?

Pessoa com a mão no volante do carro

Possíveis problemas na embreagem

Para evitar problemas na embreagem, primeiro precisamos conhecer quais são os mais comuns, para usar o carro de modo a evitar que eles aconteçam.

A embreagem é composta por uma série de engrenagens que se alternam para ligar o motor ao eixo do carro e gerar movimento. Essas engrenagens têm dentes que, apesar de resistentes, têm vida útil limitada.

À medida que esses dentes vão quebrando, você pode começar a ter problemas na embreagem ao engatar uma determinada marcha ou mesmo acabar com o câmbio travado em um dos estágios.

Para funcionar melhor, o sistema da embreagem do carro conta com um óleo interno que ajuda no deslizamento do seu braço e na passagem de uma marcha para outra. Graças a esse fluido o atrito entre as engrenagens é minimizado durante o processo.

Se esse fluido começar a vazar, você também pode ter problemas ao engatar as marchas, já que o atrito vai criar uma resistência na movimentação das engrenagens dentro do sistema.

Outro problema recorrente é no pedal da embreagem, que comanda a troca de marchas em veículos com câmbio manual. Quando esse mecanismo não está devidamente regulado, podem acontecer atritos entre as engrenagens, o que eventualmente pode quebrar toda a peça.

Os problemas na embreagem com câmbio automático são mais raros, já que ela costuma ser melhor isolada e conta com uma fabricação mais sofisticada que a versão manual. Quando os problemas acontecem, no entanto, o conserto costuma custar ainda mais caro, então é importante estar sempre de olho também.

Câmbio manual do carro

Evitando o prejuízo com a embreagem

Como já dissemos, a melhor forma de evitar um enorme prejuízo financeiro com problemas na embreagem é dirigir com cautela para evitar danos às peças. Isso envolve uma série de pequenas atitudes que vamos te apresentar agora.

Uma forma de preservar a embreagem é tirar o pé do pedal durante o sinal vermelho. O ideal é sempre deixar o carro no ponto morto quando estiver parado, sem nenhuma tensão interna que possa gerar desgaste com o tempo.

Outra dica é tentar aprender bem o ponto da embreagem do carro para não forçá-lo, já que durante a passagem de uma marcha para outra ele é que garante que a transmissão não vai se desgastar.

Se durante a troca de marcha você costuma ouvir aquele barulho de engrenagens raspando, então esse é um sinal de que está correndo o risco de estragar as peças e ter um grande prejuízo. Acostume-se com calma ao carro e preserve o seu sistema de embreagem.

Na embreagem automática é mais simples evitar problemas. Basta usar corretamente câmbio, que funciona de forma diferente da transmissão manual, para que a peça dure mais tempo.

Sinais de problemas na embreagem

Engrenagens do sistema de transmissão do carro

Para saber se a embreagem está prestes a quebrar, você pode ficar de olho em alguns sinais. Para começar, dificuldade de engatar as marchas é um sinal de alerta. Em geral, significa que alguns dos dentes das engrenagens estão torcidos, amassados ou mesmo quebrados.

Se a engrenagem começar a perder os dentes, existe a possibilidade de se trocar só a peça e manter a embreagem em geral. No entanto esse tipo de reparo exige o trabalho de um profissional e costuma pesar no bolso.

Também é bom ficar de olho para notar se o veículo não está vazando um óleo avermelhado. É o fluído de embreagem, e nós já falamos sobre sua importância, portanto o vazamento precisa ser consertado o quanto antes e o fluido, reposto.

Um dos problemas na embreagem mais recorrentes é o câmbio com ponto irregular, que desce ou sobe sozinho. Esse é um ajuste simples de fazer com as ferramentas corretas. Por fim, os barulhos durante a troca de marcha e a aceleração oscilante também podem ser sinais de problemas na embreagem. Fique atento!

Se você quiser pôr a mão na massa e cuidar do seu próprio carro e até lidar com alguns problemas na embreagem, que tal dar uma lida no nosso artigo sobre os benefícios de fazer manutenção em casa?