Entendendo a elétrica automotiva de uma vez por todas

*/?>
381
elétrica automotiva

Você já parou pra pensar na importância da elétrica automotiva para o seu carro? Ela não serve apenas para fazer o veículo andar, mas também para te dar mais segurança e conforto na hora de se locomover.

Sem a elétrica automotiva, por exemplo, não haveria o farol que permite dirigir à noite. Nem o ar condicionado para os dias de calor, ou o som para matar o tédio da estrada. Não haveria nem as luzes do painel avisando de possíveis problemas.

Quer entender de uma vez por todas a elétrica automotiva? Então fica ligado!

Bateria: o coração da elétrica automotiva

Tudo começa na bateria. É nela que está armazenada a energia que vai alimentar a elétrica automotiva e permitir que o seu carro funcione com tudo que é preciso.

Por isso, quando a bateria acaba, seu carro para. A bateria é uma fonte de energia em corrente contínua, diferente da corrente alternada das tomadas de casa. Da bateria, a energia sai para o cabeamento da elétrica automotiva para alimentar alguns circuitos e fazer funcionar as peças que dependem dela.

Alguns dos aparatos da elétrica automotiva, entretanto, precisam de corrente alternada para funcionar direito. Nesse caso, essa energia tem que ser transformada. Quando isso é necessário, como no caso das velas de ignição, entra em ação também um transformador.

Circuito de partida

O motor de partida faz uso da maior quantidade de energia elétrica de todo o carro, mas essa carga só é necessária uma vez a cada trajeto, no momento da partida.

O que acontece nesse processo é que dentro da caixa de marchas fica um motor elétrico acoplado ao virabrequim. Quando você vira a chave, ele dá a ordem ao veículo para que a bateria envie energia elétrica para essa peça, que dá os primeiros giros que iniciam a ignição, causando explosões dentro do motor para o carro funcionar.

Circuito de ignição

O circuito de ignição é o que mantém o motor em funcionamento depois da partida. Ele é responsável pela elétrica automotiva das velas de ignição e pelo controle de outras partes eletrônicas desse sistema, como os bicos injetores e o sistema de computação.

Circuito de carga

Mecânico trabalhando na bateria do carro

O circuito de carga é a parte da elétrica automotiva ligada ao alternador, que gera energia para recarregar a bateria a partir da rotação do motor, para fazê-la durar mais.

O alternador é uma peça muito importante não só para a parte elétrica como para todo o veículo. Se seu eixo travar, o carro todo pode parar de funcionar devido ao enorme gasto de energia produzido pelas velas.

Como o alternador só funciona com o motor ligado, ele só garante a recarga da energia gasta pela elétrica automotiva com a combustão acontecendo. É por isso que a bateria do carro pode esvaziar se você deixar o som ou o farol funcionando com o motor parado.

Circuito de bordo

O circuito de bordo é a parte mais complexa desse sistema em termos de cabeamento. A bateria está ligada a ele primariamente pelo painel de fusíveis, geralmente localizado do lado do motorista no carro.

Esse painel serve para manter o sistema elétrico seguro, já que os fusíveis queimam em picos. Eles também conectam a energia da elétrica automotiva para as funções de bordo, como o vidro elétrico, os faróis, o limpador de parabrisa, o ar condicionado, entre outros.

Explicação simplificada

Medição da parte elétrica do carro

A explicação acima ainda é relativamente simplificada, pois existem vários aparelhos que servem para corrigir a corrente com relação ao que é necessário, subindo ou descendo a amperagem e outras necessidades da elétrica automotiva.

Para realmente compreender a elétrica automotiva do seu veículo, o ideal é ter em mãos o manual do proprietário, que costuma explicar e mapear os cabeamentos, ajudando muito a não se perder no labirinto que se forma.

A elétrica automotiva é complexa, mas não é impossível de ser arrumada em casa. Alguns reparos e manutenções mais simples, como a troca de fusíveis e cabos, é muito simples de se fazer e não exige equipamento especializado.

Gostou das nossas dicas para entender a parte elétrica? Então curta agora mesmo nossa página de Facebook e nosso perfil no Instagram para estar sempre por dentro das dicas novas que saem no site! Tá esperando o quê?