Produtos de limpeza automotiva para o carro que você precisa ter em casa

*/?>
141
Limpeza automotiva

Limpar e cuidar do carro é muito mais do que simplesmente lavar para tirar a sujeira. Existem produtos de limpeza automotiva que mantêm o carro protegido de riscos, de resíduos, do sol e que podem até mesmo te ajudar a dirigir com mais segurança!

Quer conhecer quais produtos de limpeza automotiva não podem faltar na sua casa para deixar seu carro mais limpo, bonito e com a pintura protegida contra risco? Então arregace as mangas e vamos lá!

Limpeza automotiva: traseira de carro

A base da limpeza automotiva

A primeira coisa que precisa ser usada na limpeza automotiva é o detergente certo. Não dá pra usar o mesmo da cozinha por conta da necessidade de equilibrar a acidez do produto. Existem muitas opções de detergentes no mercado, desde os mais baratos e simples até opções mais caras e sofisticadas que já servem até para encerar o veículo.

Outro produto de limpeza automotiva básico para deixar o seu carro mais bonito é o silicone, usado nas superfícies plásticas. Sua função é proteger peças de plástico da ação do sol, e pode ser usado no painel do carro e em alguns casos também no para-choque caso ele não tenha acabamento esmaltado e sim de tinta preta fosca.

Fechando o trio de produtos básicos da limpeza automotiva temos a cera, que é usada para finalizar o processo e garantir proteção para a pintura, servindo como uma camada extra que blinda a superfície contra riscos e sujeiras.

Limpadores de vidro

Limpeza automotiva: carro com vidro embaçado

Nunca use o limpa-vidros doméstico para limpar o vidro do carro, já que o produto correto para a limpeza automotiva é feito para deixar a superfície 100% transparente e não comprometer a visibilidade, o que é essencial para dirigir com segurança.

Além do limpa-vidro para carros, existem alguns outros produtos que ajudam a cuidar dos vidros. O mais interessante deles é o cristalizador, que tem como efeito tornar a superfície do para-brisa menos aderente para a água.

No para-brisa tratado com o cristalizador, os limpadores gastam menos a palheta, que vai durar mais, além de retirar completamente a água sem deixar aquele restinho que costuma atrapalhar a visão do motorista.

Por fim, durante a limpeza automotiva, é interessante também aplicar nos vidros um antiembaçante. Usado na parte de dentro do para-brisa, o anti-embaçante serve para que não se formem gotículas de água no vidro devido à diferença de temperatura de dentro e a de fora do carro.

Limpeza das peças internas

Existem diversos produtos de limpeza automotiva para as peças internas do veículo. O mais importante deles é o antiengripante, como o White Lub. Ele serve para retirar resquícios de graxa, gasolina e óleo das partes metálicas do motor.

Também é interessante ter sempre à mão o higienizador de ar-condicionado, que ajuda a manter o filtro e o interior dos dutos de distribuição limpos, além de combater substâncias que podem causar alergias e outros problemas de saúde.

Se na limpeza automotiva você quiser limpar também os bicos injetores e/ou os carburadores, então será preciso ter um produto descarbonizador que consiga dissolver a borra de carbono que se forma onde o combustível passa.

Limpezas específicas

Limpeza automotiva: carro antigo na cor laranja

Alguns veículos têm peças que exigem cuidados específicos na hora da limpeza automotiva. Um exemplo são as peças cromadas, que não podem ser riscadas. Nesse caso, alguns materiais,como o óxido de alumínio, são os mais recomendados para que o brilho fique 100%.

Outra limpeza automotiva específica importante é a do ar condicionado. Aqui, é essencial prestar atenção no filtro do ar condicionado para ter a certeza de que nenhuma impureza está atrapalhando a passagem do ar, o que sobrecarrega o motor e aumenta os gastos. Você pode usar um limpador em spray para essa função.

Além dos produtos que já citamos, existem outros, como a massa de polir, que deve ser usada apenas em casos raros, como quando o carro está muito riscado.

Como identificar os produtos certos

Sempre use no seu carro produtos especificamente voltados para a limpeza automotiva. Usar produtos de limpeza padrão pode resultar no famoso “barato que sai caro”, já que muitos possuem substâncias que causam danos grandes ao veículo que pode precisar ter algumas peças trocadas e outros tipos de manutenção.

Os cuidados com o carro vão além da manutenção das peças: manter o carro bonito é importante também. A limpeza automotiva contribui também para sua satisfação e melhora sua qualidade de vida.

Se você se interessou pelas dicas de limpeza automotiva, que tal dar uma lida também no nosso artigo sobre como limpar o carro depois da chuva pesada? Além de exigir uma limpeza mais completa, essa situação pode colocar em risco o valor de revenda do seu carro.