Como cuidar das rodas do carro para evitar problemas na rua?

*/?>
201
arrume rodas do carro

As rodas do carro são essenciais para o bom funcionamento do veículo, e é preciso que elas estejam sempre nas melhores condições para evitar prejuízos e dirigir com segurança. Mas esse cuidado exige mais do que normalmente se pensa.

Para saber cada detalhe do que precisa ser feito para que as rodas do carro estejam funcionando bem, separamos nesse artigo alguns itens para você não se perder.

Vem com a gente!

rodas do carro

O que compõe as rodas do carro

As rodas do carro são mais do que simplesmente os pneus e os aros. Existem várias peças relacionadas, como o rolamento, o amortecedor com suas molas e também o eixo do veículo.

Tudo isso precisa ter uma manutenção adequada para evitar situações de risco e/ou desperdício de dinheiro. Um carro devidamente alinhado e com as rodas bem cuidadas rende mais. Isso porque se as rodas do carro não estiverem reguladas, uma parte da energia gerada pelo motor vai ser desperdiçada. Isso pode ser notado pelo volante do carro tremendo.

Além disso, a roda é uma parte do carro que faz uso do atrito, bem como a ausência dele, para melhorar seu desempenho. O rolamento e o pneu são especialmente importantes para uma eficiência no gasto energético, por serem a base de impulsão do veículo para frente.

Para facilitar sua vida, confira abaixo nossa lista de problemas nas rodas do carro para ficar sempre de olho:

Molas desgastadas

rodas do carro: molas desgastadas

As molas do carro sofrem muito com o impacto, principalmente em ruas com asfalto descuidado e em estradas esburacadas. Esse desgaste pode resultar no desalinhamento do veículo, já que os impactos acontecem de forma desigual em cada roda e cada mola sofre com a força de forma diferente.

Outro problema comum com as molas e que afeta as rodas do carro são as rachaduras. Nesse caso, a mola perde a capacidade de absorver os impactos do asfalto e esses danos passam a ser absorvidos pelos pneus, que podem murchar ou furar com o tempo. Se agravada a situação, existe também o risco de as molas quebrarem, o que pode causar acidentes.

Rolamento

rodas do carro: rolamento de carro

O rolamento é a peça que conecta a roda ao eixo, precisando conectar a rotação entre ambas essas peças de tamanhos diferentes.

É muito importante acompanhar a situação do rolamento da sua roda, já que qualquer defeito nessa peça causa perda de energia do motor e pode fazer até mesmo a roda travar, o que pode causar acidentes.

O rolamento dá vários sinais, especialmente através de barulhos, quando começa a apresentar defeitos. É normal que a primeira coisa a ser notada seja um ruído agudo, como um assovio. Isso significa que as partes do rolamento estão se desalinhando internamente e criando resistência. Uma parte da energia da roda está se transformando em barulho e calor através do atrito.

O principal causador de danos ao rolamento também são os impactos com buracos no asfalto. Como o rolamento conecta o eixo e a roda, ele é responsável por absorver boa parte das forças envolvidas.

As rodas do carro dependem do bom funcionamento do rolamento para não travar. Fique de olho nas indicações de problemas e previna acidentes trocando a peça antes que a roda trave.

Pneus

rodas do carro: pneu novo

Os pneus são a superfície de contato do carro com o asfalto. Como tal, são essenciais para que o veículo siga seu caminho pois a aderência deles ao solo é importantíssima para a segurança dos passageiros.

Quando ligado, as rodas do carro e os pneus estão sempre em esforço contínuo e por isso precisam estar em harmonia para funcionar bem. Isso vale para todas as quatro peças de cada. Se o nível de atrito entre os pneus e o solo for diferente em cada roda, haverá perda de eficiência do motor.

Além disso, um pneu careca perde quase toda sua capacidade de atrito, o que pode causar acidentes graves, como o carro derrapar na estrada. Para evitar esse tipo de problema, é importante sempre fazer o rodízio dos pneus.

Conforme as rodas do carro se movem, o esforço exigido dos pneus frontais e traseiros é diferente, assim como o que é exigido dos lados direito e esquerdo. Por isso, cada pneu sofre um desgaste diferente.

Quando se faz o rodízio, você equilibra o desgaste entre os pneus e faz com que eles durem mais sem atrapalhar tanto o seu desempenho.

Não dá pra dirigir sem causar danos às rodas do carro. Por isso, é preciso ter o seu estepe à disposição, sempre bem calibrado e reparado. Além disso, nada impede uma segunda roda de furar no meio do caminho. Como carregar dois pneus extras é impraticável, o melhor é ter sempre também uma outra alternativa em mãos, como um reparador de pneus.

Evitar danos às rodas do carro e aos pneus é essencial para o bom funcionamento do seu veículo, e para isso existem vários sinais que ajudam a identificar e reparar todos os problemas que surgirem antes que eles se agravem. Fique de olho para garantir sua segurança e economia!

Se você estiver enfrentando problemas no carro mas está com medo de gastar demais com a manutenção em um mecânico, por que não fazer o serviço em casa? Confira aqui porque fazer manutenção em casa é mais barato que levar no mecânico.