Tirar arranhão do carro sem gastar uma fortuna? É possível!

*/?>
2421
aprenda a tirar o arranhão do carro

Manter pintura do carro bem conservada é mais do que uma questão puramente estética: ela ajuda a determinar o valor do veículo. Por isso é preciso tirar o arranhão do carro com cuidado para não comprometê-la.

É normal ter que fazer as famosas funilaria e pintura do veículo de vez em quando, mas esses serviços podem acabar pesando no bolso. Mas nem sempre é preciso investir muito dependendo do caso, pode ser mais fácil tirar o arranhão do carro por conta própria e ainda economizar.

Quer aprender como? Então vem!

Carro na estrada: qualquer veículo está sujeito a arranhões

Como tirar o arranhão do carro sem gastar muito

Para começar, é preciso entender que a pintura é composta por três elementos. O primeiro deles é o primer, que ajuda a fixar a coloração no metal e no plástico que compõem a estrutura. Depois vem a tinta, que dá a cor e é a parte mais visível desse trabalho E por fim vem o verniz, que dá brilho, acabamento, e protege as camadas anteriores.

Entretanto, juntas, essas três camadas de produtos não chegam nem a um quarto de milímetro de espessura. Ou seja, ainda é preciso tomar bastante cuidado para conservar a pintura.
Imagine a situação hipotética em que você está andando com o carro por uma avenida, não consegue desviar do galho de uma árvore e ganha um arranhão na lataria. Dependendo da profundidade do risco, dá para resolver esse problema em casa mesmo.

Se a camada inteira do verniz tiver saído, é importante acertar o furo o mais rápido possível para evitar que a chuva ou outro problema desgaste o restante, mas não precisa correr pro mecânico. Nesse artigo separamos algumas técnicas para ajudar a tirar o arranhão do carro, dá uma olhada!

Carro arranhado: tirar o arranhão do carro é uma questão além da estética.

Pasta de dente ou óleo de banana

Batidas leves podem causar riscos escuros. Isso é muito comum quando um veículo esbarra no outro saindo de um estacionamento, por exemplo. Normalmente esses danos são superficiais e dá para tirar o arranhão do carro apenas com uma limpeza caprichada.

Uma das formas de fazer isso é com o óleo de banana, usado por manicures e encontrado em farmácias. Limpe a superfície riscada e seque bem. Depois, esfregue o óleo com um algodão para tirar o arranhão do carro. Isso ajuda a tirar a tinta do outro veículo que pode ter grudado durante o esbarrão.

Nem sempre o óleo de banana funciona, principalmente se o atrito entre os dois carros não foi tão superficial assim. Nesse caso, você vai precisar esfregar o local com uma flanela macia usando pasta de dente. Mas não é qualquer pasta, apenas as brancas sem listras funcionam!

A pasta de dente lixa o material sutilmente tirando o verniz e a tinta, mas sem danificar a pintura. De toda forma, se você precisar recorrer a esse procedimento, o ideal é lavar e encerar o carro quando terminar.

Massa de polir

Se o risco for profundo mas não tiver tirado a tinta completamente, a solução não é tão complicada. Nesse caso, para tirar o arranhão do carro você precisa polir e encerar o veículo.

Primeiro, lave e seque bem o automóvel. Então use uma lixa de grão 2000 para esfregar levemente o local do risco. Tome cuidado para tirar apenas o verniz e não danificar as outras camadas da pintura. Aplique a massa de polir no local e use o disco de polimento em rotação baixa para distribuir a tinta de forma mais uniforme.

Com o local devidamente polido, lave-o mais uma vez para tirar os restos de verniz e tinta, seque e encere para proteger o local.

Processo de pintura do carro: nem sempre é preciso gastar muito para tirar o arranhão do carro.

Eliminador de riscos

Em alguns casos, como o de riscos feitos por tarrachas de calças jeans ou unhas de animais, a melhor solução é usar um eliminador de riscos. Esses produtos preenchem o arranhão com uma substância própria que “mascara” o acidente.

Para tirar o arranhão do carro com o eliminador de riscos, basta limpar e secar bem o carro antes de fazer o processo.

Depois, é só aplicar o produto com uma esponja aplicadora e esfregar até tirar o arranhão do carro. Quando finalizar, use uma flanela macia para tirar o excesso. Espere secar e encere o veículo para fixar bem o produto.

Riscar o carro é um acidente que pode acontecer com qualquer um, mas pode ser confundido com sinal de descaso na hora da revenda. Se você não tomar os devidos cuidados, a pintura pode estragar. Por isso é importante sempre cuidar da pintura do carro em casa, além de outros pequenos problemas que são facilmente resolvidos por você mesmo.

Se você gostou de aprender a tirar o arranhão do carro em casa e gostaria de colocar mais a mão na massa para cuidar do seu veículo, confira nosso artigo sobre manutenção do carro feita em casa.