Cuidados com o radiador do carro, dos mais modernos aos mais antigos

*/?>
793
Radiador do carro.

Você sabe qual a importância do radiador do carro? O carro queima combustível para funcionar, e quando isso acontece ele está literalmente criando fogo dentro do motor. Uma parte da energia dessa explosão se torna calor, que se espalha pelos metais do motor.

Esse calor é tão grande que poderia até mesmo começar a derreter o material, amolecendo a estrutura e causando estragos que podem até fazer o motor parar de funcionar. É aí que entra o radiador.

Quer entender melhor sua função? Então dá uma olhada!

Radiador do carro

Pra que serve o radiador do carro

O radiador faz parte do sistema de arrefecimento, essencial para o seu bom funcionamento. Sua função é resfriar o interior carro.
O sistema de arrefecimento é composto por diversas mangueiras e câmaras no motor e também pelo radiador do carro, cuja principal função é trocar o calor da água que está voltando e enviá-la de volta resfriada.

Nos carros mais antigos, ele costuma ser um problema constante, mas fácil de resolver; já nos modelos mais novos, é raro ver um radiador dar defeito devido ao isolamento das peças, mas quando acontece costuma ser complicado de lidar.

Alguns carros antigos, como o Fusca, tem o arrefecimento do carro funcionando com ar. Embora exista a vantagem desse mecanismo não ser vulnerável a possíveis vazamentos, essa configuração costuma ser ineficiente. Por isso a maioria dos veículos tem essa peça funcionando com água.

Um fusca: o radiador do carro funciona a ar.

O que causa problemas no radiador do carro?

É comum encontrar por aí pessoas que colocam água da torneira no sistema de arrefecimento – nunca faça isso! No interior do motor e do radiador do carro, o líquido entra em contato com peças metálicas e a água pura vai, com o tempo, corroer o metal.

O ideal é sempre trocar a água num posto de gasolina, usando o aditivo correto para o seu modelo de veículo, já que isso evita que a corrosão cause furos e vazamentos na estrutura. Esse aditivo tem uma cor avermelhada e pode ser confundido com óleo do motor quando vaza por causa da cor.

É importante sempre ficar de olho também no nível de água do radiador do carro. Se ele estiver acima da marcação, a pressão interna pode causar danos ao arrefecimento. Se estiver abaixo, pode ser insuficiente para diminuir a temperatura do motor.

Reconhecendo problemas no radiador do carro

A principal indicação de que algo está errado no radiador do carro é quando a ventoinha é acionada o tempo todo e funciona por longos períodos. Isso indica que o sistema de arrefecimento não está dando conta de diminuir a temperatura do motor sozinho.

Se o nível da água no radiador do carro está sempre caindo, com toda certeza há algum furo ali. Esse problema não é muito comum nos veículos mais novos porque eles têm o radiador completamente selado, mas quando acontece costuma ser necessário trocar várias peças do arrefecimento.

Mecânico aplica o líquido de arrefecimento no radiador do carro

Quando você identifica o vazamento, o normal é que ele esteja em alguma mangueira ou braçadeira. Por vezes, a questão é a bomba d’água. Fique de olho na mancha de água embaixo, sua posição costuma indicar a fonte do vazamento.

Em último caso, pode ser que a caixa ou a colmeia estejam quebradas. Essas duas partes são essenciais para o funcionamento do radiador e não podem ser trocadas sem substituir a peça inteira. Nesse caso o conserto fica mais caro, mas o carro não pode rodar sem que o problema esteja resolvido.

A colméia é especialmente frágil e por estar localizada bem na frente do carro está muito sujeita a quebrar em batidas frontais. Se estiver rachada ou mesmo quebrada, ela não vai funcionar corretamente e o carro pode sorbreaquecer.

Para evitar problemas na colmeia, é importante também mantê-la sempre limpa. Quando você pegar estrada de terra, fique de olho para evitar que o barro se acumule e dificulte a passagem do ar pela peça.

O radiador do carro é uma peça importante e cara de substituir, mas pode durar para sempre se você tomar os devidos cuidados para que ele funcione sempre bem. Lembre-se de usar o líquido de arrefecimento correto e sempre manter tudo limpinho.

Quer mais dicas de como cuidar da manutenção do seu carro? No nosso blog você encontra semanalmente dicas e guias de como cuidar bem do carro. Vem dar uma conferida nas dicas que demos para economizar com manutenção em casa!