7 peças pequenas do carro e como ficar de olho em problemas que podem surgir

*/?>
233

Todo carro é cheio de peças importantes, e é normal que se dê mais atenção para umas do que para outras. Entretanto, algumas peças pequenas do carro também precisam ser lembradas e arrumadas regularmente para evitar transtornos.

Para tomar o devido cuidado com peças que geralmente são esquecidas, separamos aqui uma lista para você checar periodicamente e se precaver diante dos problemas que podem surgir por falta de manutenção.

Vamos nessa?

Carro parado ao sol: manter a manutenção em dia e tomar cuidados com peças pequenas do carro é importante para evitar desvalorização

Peças pequenas do carro que podem causar grandes problemas

Você deve estar se perguntando que motivo tem pra se preocupar tanto com as peças pequenas do carro se elas têm funções menores e menos importantes, não é?

Na verdade, muitas dessas peças são muito mais importantes do que você pensa. Algumas, como as chaves de setas, precisam estar funcionando perfeitamente para que o carro esteja devidamente regulamentado. Outras, como os botões do painel ou a boia do tanque, podem comprometer o funcionamento do veículo.

Confira abaixo quais cuidados são necessários com as peças pequenas do carro.

Bóia do tanque

A boia do tanque é uma das peças pequenas do carro que recebem menos atenção nas manutenções de rotina, mas pode ser justamente ela a causa de um enorme gasto desnecessário em gasolina e reparos. A função dessa peça é indicar quanto de combustível ainda resta no tanque.

Quando o sensor está com defeito ou algo começa a atrapalhar o caminho da bóia, você não consegue saber a quantidade exata de combustível no carro, e isso pode levar a diversos problemas, desde um carro parado na estrada até gastos excessivos na hora de abastecer.

Farol de milha/farol alto

O farol de milha e o farol alto são muito importantes para a visibilidade nas rodovias durante a noite. Problemas na luz alta podem causar um desligamento súbito e colocar o motorista em uma situação perigosa.

É preciso ficar de olho nos sinais de possíveis problemas na luz alta e tomar os devidos cuidados para que essas peças pequenas do carro não falhem na hora que são mais necessárias.

Chaves de seta, farol e parabrisa

Essas peças pequenas do carro precisam estar funcionando corretamente para evitar acidentes e também multas no trânsito.

A seta do carro é uma ferramenta muito importante na hora de sinalizar para outros motoristas a direção para onde o carro está indo e o espaço que ele irá ocupar. O farol é necessário para te dar visibilidade e melhores condições na hora de dirigir. Por fim, o para-brisa é essencial em dias de chuva.

Motorista ao volante.

Em geral, os problemas apresentados nessas peças pequenas do carro são de ordem elétrica e exigem uma troca das chaves e também dos cabos e fusíveis do automóvel. Por falar nisso…

Fusíveis

Os fusíveis do carro são responsáveis pelo bom funcionamento da parte elétrica do carro . Quando eles queimam, algumas partes do carro param de funcionar, como o sistema de som, os componentes eletrônicos no motor ou o ar condicionado. Por isso é preciso tomar os devidos cuidados com peças que podem queimar a qualquer momento.

Pode ser muito interessante manter um estoque de fusíveis, principalmente se você administra a frota de uma empresa, já que nunca se sabe quando eles precisarão ser trocados.

Buzina

A buzina serve como alerta e também para sinalizar sonoramente a localização do seu carro quando outro motorista ou pedestre não estiver olhando na sua direção. Quando bem usada, é um ótimo recurso para evitar acidentes.

Por isso é importante tomar cuidados com peças da buzina, observando sempre se ela está funcionando corretamente para tê-la à disposição quando for necessário. E se você não sabe exatamente quando ela é necessária, temos um artigo para te ajudar com isso.

Filtro de óleo

Você sabe para que serve o filtro de óleo? Ele tira as impurezas do lubrificante e ajuda a evitar danos no motor.

Sem tomar os devidos cuidados com as peças de filtragem do carro, você pode comprometer o consumo do seu veículo e até mesmo estragar o motor de forma permanente.

Para ter a certeza de que tudo está bem com o óleo do carro, o ideal é substituir o filtro a cada duas trocas, no mínimo.

Filtro de ar condicionado

O filtro de ar condicionado evita a entrada de impurezas na cabine, impedindo que o ambiente interno do carro receba poluição do lado de fora. Pode parecer algo secundário, mas é é uma função muito importante para sua saúde e também para a economia do carro.

O sistema que resfria o veículo está diretamente ligado ao motor e funciona com maior facilidade se o ar estiver purificado. Por isso, se o filtro de ar condicionado falhar o seu carro vai gastar mais combustível.

Cuidados gerais com peças pequenas do carro

Para evitar problemas com as peças pequenas do carro, é importante ter a manutenção em dia e não subestimar nenhum detalhe. Uma mangueira velha pode causar muito prejuízo em gastos de combustível e um fio queimado na parte elétrica pode trazer grandes gastos se não for substituído rapidamente.

Mecânico abrindo o capô do carro para tomar os devidos cuidados com peças pequenas do carro.

Fique sempre de olho e tenha em mãos as ferramentas necessárias para tomar os devidos cuidados com peças menores e maiores também. Se você não sabe como cuidar sozinho da manutenção do seu carro, pode começar lendo nosso artigo sobre o assunto!