Fazer manutenção em casa é mais econômico que levar no mecânico. Mas por que?

*/?>
1141
manutenção em casa: mecânica arrumando arro

Sabia que fazer a manutenção em casa é muito mais barato e rápido que levar o carro para o mecânico? É muito mais simples do que você pensa e hoje em dia dá pra aprender várias dicas online.

As oficinas têm preços altos pelos custos que envolvem manter uma empresa, um valor que acaba sendo repassado para o cliente. Quer entender mais sobre as vantagens de fazer a manutenção em casa para ter menos despesas com seu carro?

Então chega mais.

Homem fazendo a manutenção em casa

Por que é melhor fazer manutenção em casa?

Existem algumas situações em que não compensa levar o carro até o mecânico. Trocar um fusível, uma lâmpada ou algo pequeno é bem simples depois que você identifica o problema. A manutenção em casa não é um bicho de sete cabeças.

Pense na situação de um restaurante: não tem nada de errado em comer fora todos os dias se isso é o que se enquadra melhor na sua rotina e no seu orçamento, mas quando você precisa economizar, o melhor é cozinhar em casa.

Da mesma forma que os preços do restaurante são justos, o das oficinas também é. A questão é que nem todos os serviços compensam para o consumidor. Afinal, pra que pagar pro mecânico trocar uma peça em 10 minutos se você mesmo pode trocá-la em, no máximo, 20?

Por que fica mais barato?

Para entender por que fazer manutenção em casa fica mais barato a gente pode começar entendendo o que entra no preço que o mecânico te passa. Para precificar o serviço, as oficinas costumam levar em conta alguns custos básicos.

O primeiro deles é o tempo gasto no serviço. Um serviço que toma muito tempo do trabalhador responsável significa mais gastos para a empresa que oferece o serviço. O valor da hora de trabalho varia de acordo com a especialização do profissional, determinada pelos cursos que ele fez e também por seu nível de experiência no ofício.

Mecânico trabalhando: a oficina tem muitos gastos

Em segundo lugar, é preciso contar os gastos da empresa com energia, água e material. Claro que a oficina não vai colocar toda a conta de energia do mês para você pagar, mas ela precisa repassar os gastos com ferramentas e limpeza de cada serviço para o cliente.

Junto com esses gastos, entram também outros como aluguel, IPTU e outros impostos, além do desgastes das ferramentas. Ufa! É muita coisa não é mesmo?

Enquanto isso, quando você faz a manutenção em casa, os gastos de energia, com os equipamentos e com a limpeza continuam sendo seus, mas você não precisa arcar com o tempo de trabalho do funcionário ou com o aluguel, por exemplo.

Não podemos esquecer também que existe uma margem de lucro da oficina que entra no preço final e que você não terá que arcar quando fizer a manutenção em casa.

Como posso fazer a manutenção em casa e economizar?

A parte mais complicada não é colocar a mão na massa, mas primeiro saber qual é o problema e o que precisa ser feito. No caso, ter algum conhecimento de mecânica é importante para não fazer nada errado, mas o segredo aqui é sempre pesquisar antes de começar.

A internet é cheia de opções de blogs e canais de YouTube que ensinam passo a passo como fazer manutenção em casa. É só tirar um tempo para pesquisar antes de começar a mexer no carro. Muita coisa você encontra aqui mesmo, no blog da Selfcar.

O que dá pra fazer na manutenção em casa?

Para começar, dá para trocar as peças mais simples, como os fusíveis, as lâmpadas e os cabos da parte elétrica, a bateria do carro e outras partes sem grandes problemas.

Uma peça do carro que precisa ser sempre revista e você acaba economizando muito com a manutenção em casa são os filtros, seja o de óleo, o de ar do motor, o do ar condicionado ou o de combustível.

Mais do que isso, praticamente todas as partes do carro têm peças que você pode arrumar sozinho em casa, como os cabos da vela de ignição.

Fazer a manutenção em casa depende de ferramentas

Quando você nota um vazamento de óleo, por exemplo, levar para consertar em uma oficina pode sair bem caro. Já na manutenção em casa, basta comprar um filtro e uma mangueira novos e economizar bastante.

Economizar é uma questão de escolha e você precisa de disposição para fazer manutenção em casa. Se quiser se aventurar, faça sem medo e lembre-se sempre de buscar as informações em um site da sua confiança.

Quer ficar por dentro das dicas da Selfcar e aprender tudo sobre como fazer a manutenção em casa? Então curta agora mesmo a a nossa página do Facebook e siga a gente no Instagram para saber sobre os novos artigos.