5 ferramentas para o carro que você precisa ter

*/?>
434
ferramentas para o carro

Para conseguir economizar com a manutenção do carro e pôr a mão na massa por conta própria, você vai precisar de ferramentas para o carro. São coisas simples, básicas, mas é bom ter à mão porque sempre vão ser necessárias nesses pequenos reparos.

Ter essas ferramentas para o carro à sua disposição é uma questão de estar pronto se o carro carro parar do nada e também uma forma de economizar a longo prazo, já que as ferramentas servem para qualquer veículo e continuarão sendo úteis quando você trocar de carro.

Vem conhecer quais ferramentas para o carro você precisa ter em casa!

Bonecos simulando carro parado na estrada.

Como escolher suas ferramentas para o carro

O caso das ferramentas para o carro é daqueles em que o barato sai caro. Economizar demais na compra significa pagar por um produto de baixa qualidade que provavelmente vai durar pouco, quebrar fácil e não vai aguentar o tranco.

Você pode economizar comprando peças de aço inox, que são mais baratas que as feitas com materiais de ponta, como titânio, mas evite as com um acabamento ruim, pois esse é um sinal de baixa qualidade geral na peça.

Kit para trocar pneu

Para trocar seu pneu, você vai precisar das seguintes ferramentas para o carro: chave de roda, macaco e ao menos um conjunto de parafusos extras. A chave de roda é básica e praticamente todo motorista conhece. O mesmo acontece para o macaco.

Mas atenção: é muito importante escolher o macaco certo para seu carro, com a garantia de que ele aguenta o tranco na hora de levantar o peso necessário e que se firma corretamente no veículo. Essa é uma medida importante para evitar acidentes sérios.

Jogo de ferramentas manuais

Sempre ter as ferramentas certas para apertar ou trocar uma peça do seu carro é muito importante, e hoje você encontra jogos completos e compactos que dá pra levar no porta mala sem atrapalhar.

Existem muitos kits de ferramentas para o carro que contam com alicates, chaves de fenda, chaves inglesas e outros instrumentos que você pode usar para substituir ou dar um jeitinho temporário em uma peça que tenha saído do lugar.

Alguns vêm em maletas compactas que podem ser deixadas num canto do carro ou até no compartimento secreto que alguns modelos de porta-mala possuem. O importante é garantir que as ferramentas para o carro estejam sempre com você para eventuais emergências.

Ferramentas para o carro

Pendente de luz

Os pendentes de luz são aquelas ferramentas para o carro que vemos nos filmes quando o carro para na estrada e é preciso consertá-lo à noite. Você pode carregar um desses com você, já que alguns modelos funcionam com a energia elétrica do acendedor do automóvel.

Além de dar visibilidade à noite e em lugares ermos, o pendente de luz é prático, pois é feito para ficar pendurado no capô aberto. Dessa forma, você fica com as mãos livres para consertar o que for necessário sem se atrapalhar.

Luvas isolantes

O sistema elétrico é uma das partes essenciais para o bom funcionamento do carro, e ele costuma ser a fonte de problemas na hora de dar partida, por exemplo. Muitas vezes é preciso substituir os soquetes ou as lâmpadas, e para fazer isso com segurança é necessário usar luvas isolantes.

Existem também algumas ferramentas para o carro com cabos isolantes que ajudam a impedir choques e acidentes, mas esse investimento não é necessário se você já tiver as luvas isolantes, que te dão a proteção que você precisa ao fazer reparos domésticos.

É sempre bom ter também um rolo de fita isolante no meio das ferramentas para proteger os fios elétricos e evitar curtos-circuitos que podem comprometer a integridade do veículo.

Carro parado na estrada: é importante ter as ferramentas certas para arrumar quando necessário.

Lubrificantes e óleos

Existem alguns produtos que podem ajudar muito na hora de trocar peças. Um dos mais comuns é o WD-40, um óleo desengripante que ajuda a diminuir o atrito, lubrificar, facilita na hora de tirar peças de suas posições e também de colocá-las de volta, dentre outras funções. Sempre é bom ter uma lata dele junto das ferramentas para o carro para facilitar o serviço.

Uma alternativa ao WD-40 é um outro óleo lubrificante, o White Lub, que desempenha as mesmas funções. Ambos podem ser usados no processo de limpeza do bico injetor, por exemplo. Mas tome cuidado ao utilizá-los e lembre-se de lavar sempre as mãos, porque são produtos tóxicos.

Essas ferramentas para o carro são muito úteis para te ajudar a cuidar do seu veículo caso ele pare de funcionar do nada no meio da pista. Melhor que isso é saber como evitar um acidente que pode piorar tudo. Confira nosso texto sobre como garantir a segurança na estrada durante um imprevisto.