A gasolina está ficando cada dia mais cara e nessa hora todo mundo procura uma alternativa mais barata. Nesse momento, os veículos com motor a diesel começam a parecer uma opção interessante, mas qual a diferença entre eles e o motor a gasolina?

A questão vai além do combustível utilizado, já que o motor a gasolina e o motor a diesel têm várias diferenças também em relação às peças auxiliares e ao funcionamento. Para poder fazer a escolha correta, é preciso saber como cada opção coloca o carro pra girar.

Quer saber mais sobre essas diferenças? Então dá uma olhada nesse artigo!

Carro abastecendo: a diferença entre o motor à diesel e o motor à gasolina pode ser uma grande economia

Diferenças entre o motor a diesel e do motor a gasolina

Existe uma grande diferença no funcionamento do motor a gasolina com relação ao motor a diesel: enquanto o primeiro depende de uma fagulha produzida pela vela de ignição para causar a combustão, o segundo consegue fazer o ciclo funcionar sem ela.

Ou seja, o motor a gasolina usa a vela de ignição para dar início a cada ciclo a partir de uma fagulha elétrica, que ativa a ignição e mantém o carro rodando.

No motor a diesel, o movimento do pistão é suficiente para causar a explosão no motor, que é regulado para ter mais compressão. Isso significa que os pistões, as válvulas do cabeçote, os anéis e os cilindros precisam ter uma vedação melhor que no motor a gasolina.

Você talvez esteja se perguntando como o motor a diesel consegue entrar em combustão sem o uso da fagulha, não é? Isso acontece porque existe uma temperatura em que a mistura de ar e combustível entra em combustão espontânea.

Bomba de combustível: é importante saber diferenciar o motor à diesel e o motor à gasolina

Para que essa combustão se realize, o ar é aquecido por uma compressão anterior no ciclo, diferente do que acontece no motor a gasolina. Dessa forma, a temperatura da mistura é mais alta quando o combustível é injetado.

Para funcionar, o motor a diesel mistura o ar e o combustível dentro do caneco. No motor à gasolina, essa mistura é feita antes da injeção no motor.

Vantagens de cada tipo de motor

As diferenças entre o motor a diesel e o motor a gasolina na hora de realizar o ciclo de combustão influenciam em vários outros fatores. Um deles é que a explosão no caneco do motor a diesel tem uma duração mais longa, apesar de acontecer com uma intensidade menor. Isso permite que veículos com esse tipo de motor tenham um torque maior, o que os torna ideais para automóveis pesados ou off road.

Enquanto isso, o ciclo do motor movido a gasolina é baseado em uma única explosão rápida e intensa, que tem um torque menor mas gera mais energia e, portanto, um aproveitamento melhor quando o veículo está em alta velocidade.

Carro em estrada.

Apesar de serem mais econômicos devido ao preço reduzido do diesel, apenas veículos com mais de uma tonelada de carga podem funcionar com diesel no Brasil, o que acaba dificultando a possibilidade de fazer uso dessa diferença no preço.

Por que o motor a diesel é limitado por lei no Brasil?

Por questões ambientais, principalmente. Tanto o motor a diesel quanto o motor a gasolina emitem poluentes após a combustão, mas a diferença é que a queima do diesel resulta em hidrocarbonetos mais pesados, que poluem mais.

Por isso, apenas veículos pesados, que não teriam torque para iniciar sua movimentação sem o uso do motor a diesel, podem usar esse tipo de combustível. De qualquer forma, o motor a gasolina acaba sendo mais econômico na hora de viajar nas estradas por funcionar melhor em velocidades mais altas.

Outro motivo para a proibição do uso de diesel em carros de passeio é um fator histórico: ela foi determinada durante a Crise do Petróleo dos anos 1970, quando o aumento nos preços de combustível fez muitas pessoas tentarem mudar para veículos a diesel.

Para garantir que não faltasse combustível para os caminhões abastecerem o Brasil com comida e bens, o governo criou a limitação e ainda reduziu o imposto sobre o diesel, restringindo os carros de passeio ao motor a gasolina.

Se quiser saber um pouco mais sobre como o seu carro se move com o motor a gasolina, nós podemos ajudar! Vem dar uma lida no nosso artigo que conta o que acontece no seu carro do momento da partida até o motor entrar em funcionamento!