Carros com farol aceso

Ter problemas na luz alta do carro é muito perigoso para quem vai viajar nas estradas. Isso porque o uso do farol alto durante a noite ajuda a evitar acidentes ao aumentar a visibilidade e o tempo de resposta frente aos obstáculos na pista.

Para a segurança da sua viagem, é muito importante resolver os problemas na luz alta e manter o farol funcionando plenamente. Quer aprender como? Então vamos lá!

Como usar o farol alto

Antes de continuar, vamos falar um pouquinho sobre a melhor forma de usar a luz alta. Em geral, ela pode atrapalhar o motorista da frente pelo reflexo no retrovisor, então mantenha o farol baixo se houver alguém na sua frente na pista, seja no mesmo sentido ou no sentido contrário.

Carro com faróis acesos: problemas na luz alta podem atrapalhar a dirigir na estrada

O mesmo vale para os caminhões: mesmo que a luz alta não alcance a cabine, ela pode ser refletida nos espelhos e atrapalhar o motorista. Use com calma pra não piorar a visibilidade à noite.

Identificando problemas na luz alta

Existem carros que têm farol alto e baixo e outros que contam com faroletes e farol de milha também. Esse texto se dedica apenas a ajudar a identificar problemas na luz alta dos carros, e não em faróis extras presentes em alguns modelos.

Abaixo, listamos problemas na luz alta que podem aparecer para atrapalhar sua viagem.

Lâmpada do farol queimada

Alguns modelos apresentam lâmpadas diferentes para o farol alto e baixo, sendo que os problemas na luz alta costumam aparecer em apenas um dos lados do carro quando a causa é essa.

Esse é um dos problemas na luz alta mais fáceis de resolver: basta trocar a lâmpada queimada.

Entretanto, na maioria dos casos o carro tem apenas uma lâmpada que funciona com espelhamento diferente dependendo se o farol está alto ou baixo. Se a luz está funcionando naturalmente no foco baixo mas apresenta problemas na luz alta, então provavelmente alguma coisa está deslocando a lâmpada para fora do soquete na hora dessa mudança. Para resolver, é só desmontar o farol e procurar o mal contato.

Problemas de cabeamento

Como acontece com outras peças da parte elétrica, é comum que os problemas na luz alta sejam causados por cabos soltos, queimados ou rompidos.

Para identificar problemas nos cabos, é preciso algum conhecimento de auto-elétrica ou paciência para testar um por um na procura do cabo que pode estar dando problema.

Faróis de carro antigo: é preciso manter a manutenção em dia para evitar problemas na luz alta.

Se os problemas na luz alta aparecem sem ser acompanhados pelo desligamento total do farol, é sinal de que o modelo do seu carro usa quantidades diferentes de energia para os dois focos. Nesse caso, o cabo queimado pode indicar problemas com outras peças que estão enviando cargas incorretas.

Algumas vezes os cabos podem estar trocados, o que vai causar alguma confusão. Para identificar, você pode pedir pra ligar a luz alta e ligar a seta, por exemplo. Nesse caso, é preciso testar para ver todos os cabos que estão errados e então colocá-los no lugar certo.

Fusíveis

O fusível é justamente a proteção do sistema elétrico para que os problemas não fiquem piores. Se um fusível estiver queimado, fique de olho em curto-circuitos e peças incorretas.

É normal que o fusível queime por causa de um problema no isolamento dos cabos. Quando isso acontece, as peças podem queimar por causa de um curto circuito provocado pela chuva, por exemplo. Se os faróis apresentarem problemas na luz alta em dias de chuva ou pouco depois de uma, desconfie e faça logo a troca!

Luz alta embaçada

Se os problemas na luz alta forem embaçamento e falta de foco, então a solução é certeira: o problema é no plástico protetor do farol, que deve estar riscado.

Nesse caso, você pode verificar apenas olhando para o farol com atenção. Se houver muitos arranhões, é preciso polir ou até trocar o farol.

Interruptor de farol alto com problema.

Se ao ligar a luz alta o farol ficar alternando entre luz alta e baixa, sem nenhuma ordem, o problema é no interruptor, que deve estar com mau contato.

Carros com farol aceso: problemas na luz alta podem comprometer a sua segurança na estrada.

Dessa forma, ao invés de mandar um sinal elétrico para que o carro permaneça no farol alto, ele varia o sinal com o da luz baixa. Esse problema deve ser rapidamente resolvido para que a lâmpada não queime, trocando a peça por uma que não dê outros prejuízos.

Farol Xenon ou Superbranco

Os faróis com luz xenon são permitidos no Brasil apenas quando os veículos vêm de fábrica com esse diferencial. No caso, esses carros tem uma peça a mais no seu sistema elétrico, o gerador HID, que é responsável por acertar a voltagem para esse tipo de iluminação.

Algumas vezes esse gerador apresenta problemas e pode não conseguir gerar a potência pedida pela luz alta para dar início no processo usado nesse tipo específico de lâmpada. Nessa situação, só com as ferramentas adequadas que os especialistas têm.

Troquei a lâmpada recentemente e deu problema

Se você substituiu as peças do farol devido a problemas na luz alta e outros problemas apareceram desde então, então talvez alguma sujeira ou impureza tenha ficado no soquete.

Para evitar isso, sempre limpe bem as mãos e tenha a certeza de que estão secas antes de trocar algum componente da parte elétrica do carro.

Se você achou que seu carro estava com problemas na luz alta mas na verdade acabou descobrindo que o problema é no farol todo, então vem dar uma olhada no nosso artigo sobre problemas no farol!