O que é e como funciona o filtro de ar do motor?

*/?>
658
filtro de ar do motor

O que faz o filtro de ar do motor? Entender a função dessa peça é importante para não dar bobeira na hora de fazer a manutenção do carro e evitar problemas como aumento dos gastos com combustível e danos ao veículo.

Para evitar ter problemas com o filtro de ar do motor, fique ligado nas dicas abaixo para aprender para que ele serve, como trocá-lo e por que ele é tão importante.

Vamos nessa?

O que é o filtro de ar do motor

A função do filtro de ar do motor é filtrar as impurezas do ar que será misturado ao combustível pelo sistema de injeção eletrônica, para que assim a combustão ocorra corretamente no interior do motor.

O filtro de ar do motor fica sob o capô do carro, normalmente sobre o motor em uma carcaça plástica. Os formatos dessa carcaça e do filtro variam dependendo do modelo e função, mas em geral são retangulares ou arredondadas.

Para entender melhor o que o filtro de ar do motor faz, vamos imaginar o que ocorreria com o carro sem ele. Se no ar misturado ao combustível houvesse impurezas como grãos de poeira e terra, elas seriam empurradas para todos os lados do motor e arranhariam o interior do caneco.

Eventualmente, após diversas explosões com o ar não purificado pelo filtro de ar do motor, o caneco ficaria tão arranhado que poderia começar a emperrar, vazar ou até mesmo rachar.

Além disso, as impurezas atrapalham a explosão, ocupando um espaço na mistura de ar e combustível. Isso reduz a potência do motor e aumenta o consumo de combustível.

Homem segura filtro de ar do motor

Isso acontece porque o ar é uma parte importante da explosão, que é um tipo de queima acelerada de uma mistura. É por isso que quando você coloca fogo sobre um pouco de gasolina fora do motor ela queima e não explode: ela não está misturada.

A queima de combustível só acontece na presença de oxigênio, já que a queima é a quebra das cadeias químicas de carbono da gasolina ou do álcool através da mistura com o oxigênio.

Como funciona o filtro de ar do motor?

O filtro de ar do motor funciona então como uma barreira contra as impurezas no caminho do ar até ele ser misturado com o combustível no carburador ou na injeção eletrônica.

Basicamente, a trajetória do ar começa com ele sendo aspirado pela tomada de ar na frente do veículo. Ele então passa por um duto e cai no filtro de ar, normalmente composto de espuma sintética.

Embora uma única camada de espuma seja suficiente para barrar as impurezas mais grossas, os filtros de ar do motor são feitos de dezenas delas, enfileiradas no caminho da corrente de ar para evitar que o menor cisco passe por ele.

Se a sujeira conseguir passar pelo filtro de ar do motor por desgaste da peça, muitas coisas podem estragar no carro. A primeira dela é o interior do caneco, como explicamos acima, que vai sendo arranhado por dentro.

Como o filtro de ar barra a sujeira

O processo que acontece dentro do filtro de ar do motor é chamado de filtragem mecânica. No caso, a espuma segura os grãos de impureza enquanto o ar passa através de suas fissuras.

Para barrar melhor essas impurezas, a espuma sintética que compõe o filtro de ar do motor é composta também por outros tipos de material que têm fissuras pequenas, para deixar passar apenas os gases.

Esses materiais que formam o filtro de ar do motor costumam ser o papel microporosado, fibras de algodão e a própria espuma sintética feita de polímeros.

Entretanto, como o processo de filtragem envolve arremessar o ar na direção do filtro de ar do motor, eventualmente os grãos de impurezas vão rasgar espaços para passar, por meio de desgaste de uso, e aí peça perde sua função. Nessa hora, não tem jeito: é preciso trocar o filtro.

Os principais sinais de que está na hora de trocar o filtro de ar do motor são queda de rendimento do carro e maiores gastos com combustível. Algumas vezes esses problemas se manifestam como uma aceleração oscilante.

Se você acha que os problemas do seu carro são causados por um filtro de ar do motor velho, abra a carcaça e veja se a peça está toda empoeirada e com as camadas deformadas.

Se for o caso, dá uma passada na seção de filtros da Selfcar, onde você encontra filtros de ar, de óleo e de combustível com excelentes condições de pagamento e até 10 vezes sem juros!