Vazamento de combustível: como identificá-los e resolvê-los?

*/?>
311
vazamento de combustível: manobrista abastecendo carro branco

É duro gastar com gasolina mais do que o necessário. Pior ainda é descobrir que o carro está com um vazamento de combustível que drena não só a energia do carro como o nosso bolso.

Para piorar a situação, o vazamento de combustível também é perigoso, podendo causar um incêndio no veículo. Esse é um problema que pode afetar muitas pessoas e até o meio ambiente, então é importante resolver rápido.

Quer saber como identificar e como resolver o problema de vazamento de combustível? Então vamos lá!

Causas e consequências do vazamento de combustível

O vazamento de combustível é um problema mais comum para quem está acostumado a andar em estradas de terra, onde alguns objetos podem bater no tanque, no filtro de combustível ou em alguma das passagens de gasolina. Isso causa rachaduras que levam ao vazamento.

Em alguns casos, um simples raspão em uma lombada ou valeta já basta para causar vazamento de combustível, por isso é tão importante que os responsáveis sinalizem bem esses obstáculos na pista.

O vazamento de combustível, da mesma forma que o vazamento de óleo, é um risco ambiental que pode contaminar o solo e também a água que se encontra no subterrâneo. É uma responsabilidade do motorista para com a sua comunidade que o veículo seja consertado o quanto antes.

Fogo: o vazamento de combustível traz riscos de incêndio.

Diferente do óleo, aliás, o vazamento de combustível apresenta um risco extra: o líquido é inflamável e pode iniciar um incêndio, o que é uma ameaça ainda maior em locais fechados como garagens de prédios.

Existe ainda o problema econômico: o vazamento de combustível provavelmente vai representar maiores gastos com o abastecimento do carro, prejudicando suas finanças mais do que consertar o que é preciso.

Como identificar o problema do vazamento de combustível

A primeira coisa a ser feita é ficar de olho no marcador de combustível. Se do nada o carro começou a gastar muito mais gasolina que o normal, algo pode estar acontecendo. Outra indicação é observar possíveis manchas de combustível no chão da garagem onde o carro estava parado.

Se você notar as manchas antes do consumo maior de gasolina, então talvez o problema não seja no tanque de combustível em si, mas em alguma das peças que trabalham ao seu redor.

Tanque de combustível

A primeira coisa ao notar um vazamento de combustível, de qualquer forma, é olhar com uma lanterna por baixo do carro para tentar encontrar algum ponto no tanque onde possam estar se formando gotas.

Reservatório

Se não enxergar nada no tanque, procure pelo vazamento de combustível no reservatório. Essa peça plástica fica sob o capô e ajuda a dar partida no motor. Por ser feito de um material menos resistente ele é fácil de furar, mas ele fica escondidinho e raramente é atingido.

Quando o reservatório tem um furo pequeno, você pode até tentar remendar, de preferência sem usar calor. Já se o problema for uma rachadura ou buraco maior, o ideal mesmo é trocar.

Mão abastecendo: o desperdício de dinheiro é um dos problemas do vazamento de combustível.

Tampa do tanque

Outra peça que pode dar problemas é a tampa do tanque. Ela é aberta e fechada em todas as vezes que você vai abastecer, e por isso pode acabar rachando. Essa é uma peça facilmente trocável: basta comprar outra e colocar no lugar.

Filtro de combustível

Em último caso, verifique se o filtro está bem fixado. Ele pode se soltar e acabar causando o vazamento de combustível. Se a peça estiver muito solta, aperte com uma lixa.

Se o problema persistir, provavelmente o filtro foi danificado e você vai precisar trocar.

Dicas gerais

Algumas dicas se aplicam em toda a prevenção de vazamento de combustível. Além de olhar para o chão da garagem e ficar de olho no consumo do carro, você pode também ficar atento ao cheiro, já que o combustível tem um odor peculiar.

Algumas vezes o carro pode engasgar e ter oscilações na velocidade por causa do fluxo errado de combustível, mas esses problemas têm mais chance de indicar a quebra de outras peças.

Achou o problema no carro? Dá pra você sempre fazer a manutenção e cuidar do seu carro por conta própria, encontrando o que está comprometendo o desempenho. Quer saber mais? Então leia nosso texto sobre o assunto.