Frota de carros: é preciso cuidar bem dos carros da empresa.

Para muitos profissionais, cuidar bem dos carros da empresa é muito importante para conseguir manter a qualidade dos serviços e até mesmo ficar bem com o chefe. Uma boa forma de fazer esse trabalho é sempre manter a frota revisada.

Quando os veículos são bem tratados e os responsáveis estão sempre preocupados em cuidar da frota da empresa, todo mundo sai ganhando, já que o negócio cresce e dá oportunidades para você crescer junto.

Quer ver como cuidar bem dos carros da empresa? Então vamos lá!

Dicas para cuidar bem dos carros da empresa

Existem diversos cuidados que o responsável pela frota pode tomar para cuidar bem dos carros da empresa, alguns dos quais detalharemos abaixo. A dica geral, no entanto, é estabelecer uma rotina de prevenção.

Você pode, por exemplo, dedicar o primeiro ou o último dia de cada semana para procurar problemas que podem surgir nos veículos, fazendo a chamada manutenção preventiva.

Mas o que observar nessas rotinas de prevenção?

Vários veículos alinhados: cuidar bem dos carros da empresa evita gastos desnecessários.

Conferir o estado dos filtros

Os filtros dos veículos precisam ser trocados constantemente, caso contrário irão causar problemas sérios. Quando lidamos com apenas um automóvel pessoal, é fácil acompanhar os momentos de troca de cada filtro, mas a situação fica mais complicada com uma frota inteira.

Por isso, para cuidar bem dos carros da empresa, o responsável precisa manter um controle da quilometragem de cada um dos veículos, marcando também quando as últimas trocas de filtro foram realizadas e quando terão de ser feitas novamente.

Injeção de combustível

O bico injetor e o restante da injeção eletrônica podem entupir em qualquer carro. Se estamos falando de uma frota, as chances de um dos veículos apresentar problemas nessas peças são enormes.

Na hora de cuidar bem dos carros da empresa, é importante constantemente analisar e limpar os bicos injetores ou então substituí-los sempre que eles começarem a apresentar problemas.

Bateria e alternador

Se a bateria ou o alternador tem um problema, toda a parte elétrica para de funcionar. Por isso, é importante sempre ter em mãos as ferramentas para verificar a carga da bateria e tentar identificar problemas no alternador antes que eles se agravem.

Para garantir que as baterias dos veículos da frota estão boas, fique de olho em reclamações dos motoristas e anote sempre a data das trocas. Cuidar bem dos carros da empresa é sinônimo de acompanhamento constante.

Reclamações sobre os veículos

Os motoristas são os melhores ajudantes do responsável pela frota da empresa: quando eles reclamarem do estado de um dos veículos, é hora de analisar a origem dessas queixas.

Algumas questões são mais fáceis de diagnosticar, como a aceleração oscilante. Basta o relato do motorista para encontrar a origem do problema e partir para consertá-lo.

Outras questões precisam ser observadas, como tremor do volante ou um carro que engasga muito. Também olhe sempre se as peças sob o capô estão bem presas ou se alguma delas está pulando.

Nem sempre, entretanto, os motoristas se lembram das suas responsabilidades de ajudar a cuidar bem dos carros da empresa, e muitas vezes acabam ignorando problemas ou até mesmo piorando a situação.

Lembre-se de sempre questionar os motoristas se o carro apresentou algum problema e se eles foram obrigados a colocar o veículo em uma situação que pode ter causado danos.

Frota de carros parados: para que o veículo não precise ficar fora de circulação é preciso cuidar bem dos carros da empresa

Estoque de peças

Quando o assunto é cuidar bem dos carros da empresa, é indispensável estabelecer um pequeno estoque das peças que precisam ser regularmente trocadas. Se a frota for composta de carros de uma mesma marca ou mesmo modelo, é tudo mais simples, pois as peças em geral podem ser aproveitadas em todos os veículos.

Entretanto, às vezes a empresa tem veículos de várias marcas diferentes e você acaba precisando ter um estoque pequeno de várias peças diferentes. Para saber quais manter armazenadas, observe os veículos que quebram mais e quais problemas são mais comuns.

Entre as peças que são essenciais de se manter em estoque para cuidar bem dos carros da empresa, temos:

Tendo em mãos essas peças de reserva, você poderá cuidar bem dos carros da empresa e manter todos eles sempre em circulação. Depois, é só se preparar pra pedir um aumento ou promoção.

Gostou das nossas dicas sobre como cuidar bem dos carros da empresa? Então que tal nos seguir no Facebook e ficar sabendo sobre novas dicas assim que elas são publicadas?