Calibrar os pneus: 5 dicas para o motorista sobre o pneu murcho

*/?>
735
Pneu de carro: é preciso saber a hora de calibrar os pneus.

Você sabe quando calibrar os pneus do seu carro? Parece fácil de responder, mas a maioria das pessoas não sabe que o pneu começa a esvaziar assim que é enchido.

Quer aprender a calibrar os pneus da forma correta para garantir que eles permaneçam com a pressão adequada por mais tempo? Então temos algumas dicas pra você!

Vamos?

A importância de calibrar os pneus

Calibrar os pneus do carro pode ser mais importante do que você pensa, já que é uma questão que influencia a sua segurança enquanto dirige.

Se você se esquecer de calibrar os pneus, pode acabar enfrentando uma série de problemas. Um dos mais sérios é com relação à frenagem, já que o freio é feito para funcionar considerando as condições ideais. Se estiverem murchas, as rodas demoram mais a parar.

O pneu murcho influencia ainda o alinhamento do carro, já que o peso do veículo pode ficar mal distribuído se cada roda estiver com uma pressão diferente. Por isso, ao calibrar os pneus, é preferível usar a bomba de ar digital, mais precisa.

Carro andando na estrada: o pneu murcho pode ser um risco.

Outro problema que pode surgir quando você se esquece de calibrar os pneus é a perda do controle da velocidade que o carro está indo. Existe uma diferença entre o tamanho da roda com o pneu murcho ou cheio que irá enganar tanto o velocímetro quanto a quilometragem.

Calibrar os pneus é um passo muito importante da preparação para viagens e evita acidentes.

Como evitar o pneu murcho

Existe uma série de comportamentos ao dirigir que ajudam o pneu a permanecer calibrado. Um deles, que você com toda certeza já ouviu falar, é evitar passar com as rodas em buracos ou sobre tampas de bueiros.

Os buracos e bueiros são um problema porque causam choque em um ângulo estranho, para o qual os pneus não estão preparados. Cada pancada dessas tira um pouco da pressão.

Uma pancada mais súbita em um buraco pode causar problemas maiores que um pneu murcho: se a velocidade estiver alta, ele pode furar.

É importante também sempre calibrar os pneus, já que o carro vai rodar melhor e evitar acidentes. Não demora nem 10 minutos para encher num posto.

Algumas situações podem indicar que um ou mais dos seus pneus estão murchos. A trepidação do volante é uma delas, pois indica que o alinhamento está errado.

O ideal é encher quando o carro estiver sem peso, antes de colocar as malas da viagem. Ao calibrar os pneus, sempre encha os quatro em uso e não se esqueça também do estepe!

Mas qual a pressão?

A pressão é medida em PSI, sigla em inglês para Libras por Polegada Quadrada. Cada carro ou marca de pneus pode ter uma medida diferente como a ideal, por isso é importante ficar de olho na hora da compra para sempre colocar a medida certa.

Normalmente, os pneus de carro apresentam como regra uma medida ideal de 30 libras, sendo que as exceções costumam ser para pneus de alta performance usados em carros de luxo.

Carro com rodas sujas de lama: na hora da calibrar os pneus, leve em conta o terreno onde vai andar.

Evite colocar uma medida maior do que a indicada na hora de calibrar seu pneu. Embora algumas pessoas façam isso dizendo que é para a calibragem durar mais tempo, na verdade elas estão é correndo risco do pneu furar mais facilmente. Observe que o padrão varia também com o tipo do veículo.

Os pneus de vans costumam ter em média uma pressão ideal de 42 libras, pois precisam lidar com um peso maior no dia a dia.

Já caminhonetes que enfrentam estradas de terra precisam calibrar os pneus com uma pressão menor, em média de 26 libras, pois sofrem mais com impactos de buracos e podem furar se estiverem muito cheios.

Já na hora de calibrar os pneus do caminhão, é melhor conferir o manual do proprietário, já que a pressão ideal varia dependendo do peso da carga e de quantos eixos estão em contato com o chão.

Calibrar o pneu é uma parte importante da manutenção do carro, mas existem outros cuidados regulares que você deve tomar. Mas não precisa ficar levando no mecânico toda hora. Vem ver nosso texto sobre como fazer a manutenção do carro você mesmo!