Ficar parado na estrada sem ter o que fazer é o medo de muita gente que viaja com frequência. Seja a trabalho, a passeio com a família ou uma visita a um amigo, o maior medo de todos realmente é o carro dar algum problema e não ter nada pra fazer além de esperar.

Infelizmente, isso acontece. Ficar parado na estrada é complicado, sendo que quando o carro pára não tem muito o que fazer além de chamar o guincho. Porém, para que essa espera fique mais segura, é necessário tomar alguns cuidados.

Neste artigo, nós vamos mostrar alguns equipamentos de segurança e outras boas práticas pra você não ser pego desprevenido quando o carro ficar parado na estrada. Vamos lá?

1 – Tenha equipamentos de sinalização se ficar parado na estrada

Para ter certeza de que você não estará em uma situação insegura quando o carro ficar parado na estrada, o melhor é levar sempre equipamentos de sinalização com você para qualquer lugar.

Esses equipamentos – sendo o mais comum o triângulo em bom estado – são os responsáveis por indicar que o seu carro está parado no acostamento e que você não está sem condições de sinalizar isso sem um recurso de auxílio. A bateria pode estar arriada ou você não quer deixar o carro ligado de forma intermitente.

2 – Não sai de casa sem ferramentas

Sair para viajar com ferramentas para o caso de eventualidades é o melhor que você faz. Se alguma coisa aconteceu e o carro ficar parado na estrada, você deve ter condições de pelo menos tentar resolver o problema sozinho.

Para não ficar parado na estrada, pessoa troca o pneu com uma chave de roda.

Imagine ter que pedir um guincho só porque o seu pneu furou e você está sem o macaco hidráulico? Não compensa, não é?

O melhor que você faz é ter:

  • Chave de fendas e phillips;
  • Macaco hidráulico;
  • Chave de rodas;
  • Porcas e parafusos;
  • Graxa e estopa.

Dentre outros. Faça uma maleta de ferramentas e a leve sempre com você. Mas falando em trocar o pneu…

3 – Sempre ande com estepe calibrado

Pior do que chamar o guincho porque você não tem o macaco é acionar o serviço só porque você não tem um pneu calibrado e pronto para rodar.

Quando você for levar o carro no posto para calibrar, não deixe de calibrar o estepe. Muita gente se esquece disso até o momento em que precisa ficar parado na estrada porque não tem o que fazer.

Na cidade, até dá pra trocar o pneu e fazer a calibragem no posto mais próximo, mas se você ficar parado na estrada e o estepe estiver murcho, o melhor é deixar o carro chamar o guincho.

4 – Leve alguns itens de sobrevivência na viagem

É sempre uma boa ideia se prevenir para o caso de ficar parado na estrada. Para isso, alguns itens básicos de sobrevivência são ótimos para se ter em toda viagem.

Pode parecer um pouco demais, mas deixe uma sacola reservada com água mineral e algo para comer. Como ficar parado na estrada pode demorar, nós recomendamos algumas barras de cereais e frutas mais calóricas e que aguentam mais tempo fora da geladeira.

Veja o que você pode incluir no seu kit de sobrevivência:

  • Uma troca de roupas com agasalho;
  • Algumas barras de cereais;
  • Bastante água mineral;
  • Frutas de casca grossa (goiaba, laranja, etc.)
  • Itens de higiene pessoal.

E o que mais você julgar útil!

5 – Faça a revisão antes de sair

Ficar parado na estrada é uma situação que todos queremos evitar. E sabe de uma coisa? Você não precisa passar por esse transtorno se faz uma revisão antes de sair.

Para não ficar parado na estrada, um mecânico realiza a revisão de um carro e trabalha na roda sem o pneu.

Na verdade, alguns imprevistos independem da revisão do veículo, como um pneu furado, um acidente ou chuva excessiva que faz água entrar no motor. Nesses casos realmente não tem muito o que fazer.

Porém, essas são exceções à regra: na maioria das vezes que seu carro vai ficar parado na estrada, o problema está relacionado com uma falha mecânica que poderia ser evitada com a revisão.

Se você seguir essas recomendações, você tem muito menos chance de ficar parado na estrada com o carro depois de algum defeito. E se ficar, você está preparado para curtir algumas horas apreciando a natureza e vendo o movimento das rodovias! Pode ser difícil, mas dá pra tirar o lado bom de tudo se você quiser.

Que tal a gente partir daqui direto para o blog sobre a revisão para viajar? Confira nosso artigo sobre o tema e até a próxima!