O carro parou do nada no meio da estrada ou da avenida? Essa é uma situação muito chata, não é? Mas para que ela não se repita, você precisa saber o que foi que causou a pane para evitar que ela aconteça de novo.

Muitas coisas podem fazer com que seu carro pare, desde problemas no motor até panes elétricas generalizadas. Neste artigo, buscamos enumerar as principais causas de falhas que podem te deixar na mão.

O carro parou do nada? Venha descobrir a causa com a gente!

 

Combustível adulterado

Você estava andando pela cidade, o carro deu um solavanco e parou do nada, como se tivesse acabado o combustível. Mas você encheu o tanque alguns dias atrás, como é possível?

Às vezes, o carro parou do nada justamente por causa do tanque cheio. Quando há uma grande quantidade de impurezas no combustível, elas podem entupir os injetores e não deixar que ele chegue até a câmara de combustão. Com isso, o carro para de funcionar, como se estivesse com o tanque vazio.

O carro parou do nada, o que fazer?

Você vai precisar levar o carro na mecânica para saber qual é o estado dos seus bicos. Eles precisam ser limpos ou, em casos de danos muito extensos, removidos e substituídos por outros.

Superaqueceu

Você estava dirigindo na estrada sozinho e o carro parou do nada. Você teve que chamar o guincho e esperar horas sozinho até ele chegar. Um perigo, não é?

O carro parou do nada devido ao superaquecimento.

Um dos motivos que pode ter causado essa parada repentina é a falta de água no reservatório do carro, que causa o seu superaquecimento e consequentemente faz com que ele pare.

Esse problema é fácil de resolver se você tem água com você para colocar no tanque, mas se você andar muito tempo com o carro assim o motor pode até fundir.

O carro parou do nada, o que fazer?

Não tente ligar de novo! Se estiver saindo fumaça branca e o capô estiver muito quente, tente abri-lo com a sua camisa e deixe o ar fazer uma boa refrigeração. Depois, coloque água no reservatório, ligue o carro e o deixe funcionando um pouco antes de continuar seu caminho.

Passe no mecânico o quanto antes para fazer uma revisão!

Pane elétrica

Um dos grandes inimigos do funcionamento normal dos carros é a pane elétrica. O carro parou do nada? Pode ser problema na bateria ou no alternador.

Fique de olho na situação da sua bateria e nos sinais que ela dá quando não está segurando carga e já precisa ser trocada. Fica difícil dar a partida, o rádio começa a desligar sozinho, os faróis ficam mais baixos, etc.

O problema aí pode estar na própria bateria, que por estar mais velha não consegue segurar a carga, ou no alternador, que por algum problema de funcionamento não funciona muito bem como carregador.

O carro parou do nada, o que fazer?

No caso de pane elétrica, quando você vai dar partida no carro ele não vai ter nenhuma resposta. A marca da bateria arriada é um tec tec na hora de ligar, luzes que não acendem, vidros que não baixam e qualquer mal funcionamento relacionado à parte elétrica.

Pro seu carro funcionar no momento, o ideal é fazer uma chupeta, processo rápido se você tem as ferramentas necessárias. Inclusive, precisamos ressaltar uma coisa: não empurre! Faça a chupeta antes e evite os trancos.

Aliás, mesmo que o carro funcione no momento, o melhor mesmo é levá-lo imediatamente para a oficina, já que você nunca sabe o que se ele vai acabar te deixando na mão de novo.

 

Falta de óleo

Se você anda com o óleo não recomendado para o seu motor ou se o nível está baixo demais, seu carro pode parar de funcionar do nada. Descubra

O carro parou do nada por falta de óleo. Óleo de motor é desepejado no reservatório, em close.

Na verdade, se ele parar de funcionar assim você está até saindo no lucro. Andar com nível de óleo baixo por muito tempo pode trazer sérias consequências em vários componentes do motor, e até fazer com que ele funda.

O carro parou do nada, o que fazer?

Leve para uma oficina para fazer um check-up urgente e coloque o óleo certo antes de sair.

Fique sempre atento tanto para o nível quanto para a idade do óleo. O mais recomendado para quem anda bastante em cidades é trocar o óleo anualmente, independente da quilometragem.

Assim, você evita que o carro pare por problemas relacionados a ele e ainda tem a certeza de não danificar mais nenhum componente.

 

O carro parou do nada e você tem que trocar peças? Pesquise primeiro na Selfcar! Temos preços competitivos e uma entrega tão rápida, mas tão rápida, que nem parece online.