Ler o documento do carro, como fazer?

*/?>
1837
como ler documento do carro

Você sabe ler o documento do carro, o que cada elemento dele significa?

Pode até ser que você saiba muito bem o que é o RENAVAM e entenda tudo sobre o IPVA, mas se você não conhece tudo o que está escrito no documento, quanto mais cedo você saber como ele funciona, melhor.

Além de entender muito mais os detalhes do seu veículo, ler o documento do carro do jeito certo te permite uma inspeção muito mais fácil e segura quando você for comprar de segunda mão.

 

Ler o documento do carro para evitar problemas

Assim como não ter o documento do carro em mãos acarreta em multa, você também pode passar por complicações caso o seu documento não esteja com as informações corretas.

ler o documento do carro

Alguns erros são fáceis de perceber, como a cor discriminada no documento e a cor aparente do veículo. Quando é feito um trabalho de pintura, essa informação deve ser alterada no documento para que não haja problemas ao parar em uma blitz, por exemplo.

Outras, porém, são um pouco mais complicadas de perceber, como o chassi, que muita gente não sabe onde fica. Em um momento de inspeção, você pode acabar levando multas e ter que gastar bastante tempo para regularizar sua situação.

A nossa proposta pra você é a seguinte: que tal saber como ler o documento do carro e já ir fazer uma inspeção rápida?

 

Como ler o documento do carro?

O CRLV, ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é de porte obrigatório e contém todas as informações do carro, desde as suas características físicas até seus dados de cadastro junto ao DENATRAN, o Departamento Nacional de Trânsito em Brasília.

ler o documento do carro

Cada campo traz alguma informação, que deve ser absolutamente correta para evitar problemas com inspeções de qualquer natureza.

Mas sem mais delongas, vamos ao que interessa!

 

Lendo o documento do carro

Via: Indica qual é a via atual do documento. Se você foi roubado, perdeu o documento ou por algum motivo precisou solicitar outro, é esse campo que irá indicar essa situação. Na maioria dos carros ele é marcado como 1.

RENAVAM: Registro Nacional de Veículos Automotores, funcionando como a identidade do seu carro junto ao DENATRAN.

Exercício: aqui, indica-se o último ano em que o último licenciamento foi realizado. Pode ser que o ano indicado seja diferente do ano atual sem indicar atrasos, dependendo do final da placa do veículo.

RNTRC: Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga, obrigatório para todos os que trabalham diretamente com o transporte de produtos pelo país.

Nome: o nome completo do proprietário do veículo.

CPF/CNPJ: se o veículo foi registrado como propriedade de uma pessoa física, o CPF do proprietário deve constar no documento. Caso seja de pessoa jurídica, o CNPJ.

Placa: indica qual é a placa do veículo.

Placa ANT/UF: caso tenha havido mudança de estado, esse campo do documento do carro irá informar qual era o anterior.

Chassi: é o número individual do veículo, marcado em todos os vidros e em alguma parte específica do carro, que varia de modelo a modelo.

Espécie/Tipo: mostram especificações de cada tipo de automóvel. Um carro, por exemplo, pode indicar “Passageiro”, que é a sua funcionalidade.

Combustível: mostra qual é o tipo de combustível que o veículo está usando no momento.

Ano de fabricação: mostra quando o veículo foi fabricado.

Ano modelo: é a referência para o mercado, mas não necessariamente indica quando o carro foi fabricado. Um Gol 2019, por exemplo, é fabricado em 2018.

CAP/POT/CIL: É a capacidade de passageiros, a potência do veículo e a indicação de cilindradas.

Categoria: no documento do carro, a categoria é responsável por mostrar qual é o uso do carro. Ele pode ser diplomático, para aprendizado, oficial, particular ou para aluguel.

Cor predominante: mostra qual é a cor que cobre a maior parte do veículo.

IPVA: revela a situação de pagamento do IPVA, e se ele foi pago em parcelas ou em cota única.

Seguro obrigatório: dispõe sobre a situação do DPVAT, se já houve alguma retirada e se ele está em dia.

 

Além desses campos, ainda existe um muito importante, o das observações. O documento do carro deve conter algumas informações caso algumas situações ocorram, como caso de sinistro ou se ele está alienado a alguma instituição.

Em alguns casos, o campo observações no documento do carro também revela algumas informações sobre sua tração máxima de carga, o número do motor, etc.

 

Viu só como é fácil ler o documento do carro? Para mais dicas como essa, não deixe de acompanhar o blog da Selfcar, que está de cara nova!