A sinalização de carretinhas é um assunto sério, que precisa ser entendido e aplicado antes de colocar o pé na estrada para aquela pescaria, para fazer pequenas mudanças na cidade ou para levar algum veículo menor – como motos, jet-skis ou quadriciclos – para qualquer lugar.

Entender a sinalização de carretinhas é fundamental para evitar transtornos com multas e, dependendo do tipo do problema, até mesmo ser impedido de chegar ao seu destino por conta das irregularidades.

Além disso, a sinalização de carretinhas diz respeito à sua segurança nas estradas e a de todos os que estão trafegando por ela com você, sejam seus familiares no mesmo carro ou até os outros veículos na via.

E aí, que tal saber mais sobre a sinalização de carretinhas? Vamos lá? 

 

Equipamentos obrigatórios de sinalização de carretinhas

Antes de tudo, é muito importante conhecer quais são os equipamentos obrigatórios de sinalização de carretinhas. Não obtê-los normalmente acarreta em multas, mas é improvável que o seu carro vá ser apreendido pela falta de algum desses recursos.

Ainda assim, esses itens de sinalização de carretinhas dizem respeito à sua segurança, à dos outros motoristas e a da carga que você está levando, então é fundamental que eles estejam em ordem antes de você cair na estrada para o feriado.

 

É obrigatório nas carretinhas:

  • Para-choques traseiro;
  • Guarda de proteção nas rodas traseiras;
  • Lanternas de posição vermelhas traseiras;
  • Para carretinhas feitas a partir de 97, lanternas de freio e luz na placa;
  • Freios de serviço e de estacionamento independentes;
  • Em carretinhas maiores, lanternas de posicionamento laterais.

 

Documentação necessária para carretinhas

Mas a sinalização de carretinhas não é a única questão a ser levada em conta ao sair de viagem para o feriado ou para aquela pescaria. Você também irá precisar estar de acordo com as documentações exigidas pelo Denatran antes de botar o pé na estrada.

sinalização de carretinhas 2

Além da documentação do veículo que a carrega, a carretinha também deve ser licenciada e emplacada pelo Detran da sua cidade para poder estar apta à sair de viagem. A infração gerada por não ter o documento ou placa, ao contrário das que envolvem apenas a sinalização das carretinhas, pode fazer com que ela seja apreendida no meio da estrada.

 

A habilitação para rebocar as carretinhas  

Para além da sinalização de carretinhas e a documentação necessária para rebocá-las, você também precisa prestar atenção à sua CNH antes de sair de viagem.

 

sinalização de carretinhas

 

Pode ficar tranquilo, você não precisa de uma CNH exclusiva somente para rebocar a carretinha atrás do seu carro. Na verdade, tudo vai depender do peso que você carrega nela, e ter a CNH correspondente é tão importante quanto a sinalização de carretinhas.

Para rebocar veículos de até 3.500 kilos, a CNH de categoria B já é o suficiente. Para barcos pequenos e equipamentos leves, está tudo certo: você não irá precisar tirar outra CNH tão cedo.

Importante: a CNH leva em consideração o PBT, peso bruto total. Assim, o peso medido é o do carro, o da carretinha e o da carga.

Agora, se o seu barco for pesado demais e o PBT ultrapassar os 3.500 kilos, você irá precisar de uma CNH de categoria C. Essa categoria, porém, somente comporta o peso bruto total de até 6.000 kilos. Se o seu peso ultrapassar os 6.000 kilos, você já irá precisar de uma carteira E.

 

Onde encontrar equipamentos de sinalização de carretinhas?

Com tudo em cima da hora, pode ser difícil sair para procurar preços e equipamentos de sinalização de carretinhas, não é? O melhor que você faz é se preparar com antecedência para garantir o melhor negócio.

Quer saber onde você consegue montar um orçamento de todas as peças que você precisa para uma sinalização de carretinhas eficiente e que promove, acima de tudo, a segurança? É claro que é na Selfcar!

E o melhor é que você não precisa sair por aí procurando o modelo ideal : nós temos várias opções para você escolher no nosso site, e é muito fácil e seguro comprar com a gente.

 

Que tal já começar a se programar para a próxima viagem com a ajuda da Selfcar? Venha conhecer a gente e descobrir tudo o que podemos oferecer em carretinhas!

Ah, e se você quer mais dicas como essas, temos uma sessão especial no nosso blog só com materiais nesse modelo! Até a próxima!