Fazer a revisão para viajar é fundamental para garantir um percurso tranquilo e sem a necessidade de parar no meio do caminho por conta de algum problema no carro.

Isso sem contar em questões de segurança na estrada, tanto para você quanto para sua família e para os outros motoristas. Problemas no motor e em outras peças podem fazer com que o seu carro pare, mas o carro sem alinhamento e com pneus desgastados representa um sério perigo nas estradas.

Quer saber mais sobre a importância de fazer a revisão para viajar? Tem dúvidas sobre como fazer e sobre o que seu mecânico precisa se atentar? A gente te explica tudo! Continue a leitura para saber mais!

 

Por que fazer a revisão para viajar?

 

A revisão para viajar, como dissemos logo ali em cima, é importante para manter a segurança nas estradas, para estar de acordo com o que a lei impõe e, por último mas não menos importante, ter um percurso tranquilo, sem transtornos longe de casa e sem gastar demais.

 

revisao para viajar 1

 

O que muita gente ignora na revisão para viajar é que o percurso é apenas uma parte da viagem. Dependendo de para onde você for – a cidade dos seus pais, por exemplo, ou uma destinação turística com a família – você ainda irá usar o carro se locomover.

Se você não faz a revisão para viajar, não há como saber com certeza se o seu carro está em condições de pegar a estrada e muito menos se ele não terá problemas durante a estadia no destino. Então, mesmo que ele aguente o percurso, você ainda tem muito chão para rodar e, é claro, a viagem de volta.

Fazer a revisão para viajar, então, é extremamente necessário e te poupa de sérios problemas. Mas ainda há um outro ponto a se considerar:

 

Revisão para viajar: evitando multas

 

A multa é um mal que, quando você se previne, simplesmente deixa de ser uma preocupação.

A revisão para viajar funciona nesse sentido, de estar sempre à frente dos problemas que possam surgir caso você seja parado em alguma blitz. E ela funciona não só como correção de problemas, mas como diagnóstico preventivo dos que possam acontecer no futuro.

Imagine que os seus faróis funcionem perfeitamente, mas que os seus fusíveis estão desgastados, enferrujados e prestes a parar de funcionar. Esse é o tipo de questão que normalmente ninguém pensa muito sobre, mas que a revisão para viajar procura identificar antes que algo saia errado.

 

Como fazer a revisão para viajar?

 

É necessário esclarecer um ponto antes de começarmos a falar sobre como realizar a revisão para viajar: ela é feita com muito mais eficácia por profissionais mecânicos de confiança, sendo que mesmo que você conheça bem o seu carro e consiga realmente sentir problemas enquanto dirige, é sempre bom contar com uma opinião profissional antes de pegar a estrada.

 

revisao para viajar 3

 

Mas o que o mecânico deve conferir e como você pode agir para ajudar na revisão para viajar?

 

Confira o óleo e o filtro

Cheque tanto o nível quanto o estado do óleo. Esse passo na revisão para viajar é fundamental para você manter o carro em bom estado, já que o nível baixo e o óleo velho trazem problemas seríssimos para o motor.

O óleo deve ser trocado a cada 5 mil quilômetros ou seis meses de uso.

Os mecânicos e as montadoras recomendam trocar o filtro quando o óleo é trocado, mas alguns modelos de veículos possuem um filtro bem resistente, que dura até 10 mil quilômetros. De qualquer forma, já que você está fazendo a revisão para viajar, não custa nada, não é?

 

Cheque os freios

Na hora da revisão para viajar, não deixe de conferir o estado do sistema de freios.

Oriente o mecânico a conferir tudo, desde o sistema de acionamento pelo pedal até a pastilha, passando pelo disco, o fluído, o cano mestre, etc.

 

Alinhe e balanceie

Carros não alinhados e balanceados são perigosos em estradas, e trazem grandes problemas em várias outras partes do carro.

O alinhamento diz respeito ao ajuste do ângulo das rodas em relação ao carro, enquanto o balanceamento age na estabilidade entre as rodas e os pneus.

O alinhamento e o balanceamento são itens chave na revisão para viajar, então não os deixe de fora.

 

Confira o estado das velas

As velas também devem ser checadas na revisão para viajar, já que elas são fundamentais para fazer o carro se mover.

Responsáveis pela ignição da gasolina nas câmaras de combustão, velas defeituosas podem te deixar no meio da estrada sem a possibilidade de concluir a viagem. Mas para além desse que é o maior problema, velas desgastadas podem te fazer ter dificuldades na ignição e gastar mais combustíveis.

Uma ótima ideia é comprar velas reservas e sempre tê-las em caso de viagens.

 

Confira os pneus

É claro que os pneus iriam aparecer nessa lista de revisão para viajar. Sendo a interface entre o seu veículo e a estrada, pneus em mau estado vão trazer grandes problemas na viagem.

 

revisao para viajar 4

 

Os pneus em bom estado não derrapam em curvas e possuem maior aderência ao asfalto, o que é fundamental em qualquer estrada. Além disso, é muito mais fácil dirigir com pneus em bom estado, o que torna a viagem mais confortável e agradável.

 

E aí, foi fazer uma revisão para viajar e está precisando de peças? Se você quiser encontrar a maior variedade e o menor preço, sua primeira parada deve ser na Selfcar!