O celular no volante vem se tornando uma realidade cada vez mais comum nas ruas da cidade e nas estradas.

Se antes o uso do celular no volante era exclusivo para ligações, o que já era perigoso, a situação agora está se tornando ainda pior: os aplicativos de chat, como o Messenger do Facebook e o Whatsapp exigem atenção à tela, e os recursos cada vez mais desenvolvidos dos telefones acabam desviando a atenção da estrada.

O problema é grave, e as multas não param de chegar. Mas pior que as multas só mesmo os acidentes, que também estão acontecendo com mais frequência por conta do celular no volante.

 

Acidentes causados por celular no volante só aumentam

 

Segundo uma pesquisa recente da Abramet, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o celular no volante já é a terceira maior causa de mortes nas ruas e estradas atualmente.

Em 2017, as estatísticas chegaram à números mais do que alarmantes: 150 vítimas por dia e 54 mil por ano. Esses números, segundo a mesma pesquisa, só perdem para o excesso de velocidade e a embriaguez no volante.

Usar o celular no volante, especialmente em conversas pelo Whatsapp e Facebook, exige que o foco na estrada seja perdido, mesmo que por um brevíssimo momento. 5 segundos de desatenção à 80 km/h já é o suficiente para que você percorra quase duas quadras. O que há no caminho? O que há além? É impossível saber quando sua atenção está na tela do celular.

 

As multas pelo uso do celular no volante são altas

 

Se você confia que consegue usar o celular no volante e ainda dirigir tranquilamente, é melhor pensar duas vezes: a multa é alta e a quantidade de pontos na carteira também.

 

celular no volante 2

 

A Legislação já prevê três tipos diferentes de infrações de trânsito por uso do celular no volante, graças ao uso dos smartphones e o que a gente estava falando ali em cima, da necessidade de tirar os olhos da estrada para checar suas mensagens.

 

Essas três categorias são as seguintes:

-Usar o celular como telefone, mas sem usar as mãos;
-Usar o celular como telefone, mas com uma das mãos;
-Usar o celular para responder mensagens no Whatsapp ou no Facebook enquanto em movimento, além de checar aplicativos como o Waze, por exemplo, tirando os olhos da estrada.

A primeira dessas categorias de usar o celular no volante gera uma infração média, com multa de cerca de R$ 130,00. Já as duas últimas são consideradas infrações gravíssimas, e geram multas altas, cerca de R$ 240,00.

 

Pare o carro, responda, continue

 

O melhor a se fazer para evitar multas por conta do celular no volante é adotar uma postura bem simples: parar o carro, responder e então continuar o caminho.

 

celular no volante 3

 

As multas são um grande problema, é claro, mas a sua maior preocupação devem ser os acidentes. Eles acontecem, e o pior, acontecem com muita frequência.

Como você pode ver pelas estatísticas, usar o celular no volante é muito perigoso, e não vale a pena correr esse risco. Então, o celular vibrou? Pare o carro, responda e continue seu caminho. Ou faça melhor: espere chegar no seu destino e responda, caso não seja nada urgente.

 

Vamos usar a consciência? O melhor a fazer é deixar o celular para lá enquanto dirige, ok? Para mais dicas como essas, não deixe de acessar o blog da Selfcar!