Carro Flex: álcool ou gasolina?

*/?>
462
carro flex - álcool ou gasolina?

Manter os preços dos combustíveis estáveis tornou-se algo impossível com todas as mudanças que o Brasil vem passando. Por isso, quem tem carro flex tem a opção de escolher quando abastecer com gasolina e quando abastecer com álcool. O álcool pode ser mais barato que a gasolina, mas em comparação a isso, possui rendimento 30% menor.

São várias as razões que influenciam a qualidade e o preço do combustível. A gasolina, por exemplo, tem o petróleo como matéria-prima, logo seu valor dependerá, e muito, da inflação. Já o álcool é produzido através da cana-de-açúcar, milho, mandioca ou beterraba e terá seu preço e qualidade influenciados pela qualidade da safra dos vegetais, como também pela inflação.

Cálculo Álcool x Gasolina

Fazer o cálculo de qual combustível compensa mais no momento de abastecer o seu carro flex é mais fácil e rápido do que você imagina:

  • Levando em consideração que o álcool tem rendimento 30% menor, divida o valor do álcool pelo valor da gasolina;

  • Se o resultado for maior que 0,7: abasteça com gasolina;

  • Se for menor que 0,7: abasteça com álcool;

Também é importante saber que as montadoras garantem que não há diferenças perceptíveis em manutenção e desgastes gerados pelo abastecimento de álcool ou gasolina. Esse calculo serve realmente para você descobrir a melhor opção para economizar e poupar dinheiro, já que os valores dos combustíveis andam oscilando constantemente e é sempre necessário saber qual a melhor opção para você.

Essa é a maneira mais simples e rápida para decidir o melhor para o seu carro e para o seu bolso!

Pra facilitar ainda mais fizemos uma planilha com tudo prontinho pra você fazer esse calculo. Baixe-a aqui!

Quer saber como deixar o seu carro ainda mais econômico? Clique aqui e leia todas as dicas que separamos para você!