Tudo começou quando um brasileiro foi multado pela síndica ao usar água do condomínio para lavar o seu carro de forma tradicional em período de estiagem. A partir daí, ele buscou alternativas a fim de não criar problemas e acabou inventando um produto não tóxico e com um alto poder de limpeza.

Isso mesmo! A lavagem ecológica de carros, também conhecida como ecolavagem ou biolavagem, é um tipo de limpeza feita em veículos que utiliza pouquíssima água e produtos que não agridem o meio ambiente, já que utiliza, em média 200 ml de água, contra os cerca de 80 litros gastos em uma lavagem comum.

Ficou curioso com o processo? Então fique sabendo que é o seguinte:

• Primeiro são lavadas as partes plásticas externas e os pneus. Esse processo é feito com produtos não corrosivos e que não necessitam de enxágue, diferentemente dos detergentes.
• Logo depois é feita a lavagem dos vidros com produtos específicos que além de limpar também conseguem evitar o surgimento de manchas no dia-a-dia.
• Terminado os vidros é a vez da lataria que recebe uma mistura de produto biodegradável dissolvido em água e aplicado através de borrifador e uma flanela específica.
• Feito isso, é a vez a parte interna que é higienizada com um aspirador de pó e produtos também específicos para couros e plásticos.
• Pronto! Seu carro já está limpo!

E o melhor de tudo é que essas lavagens possuem o preço muito semelhante, ou até menor, ao cobrado com na realização de lavagens tradicionais, além de utilizarem um tempo de execução bem menor.

Vale lembrar que o fácil acesso à água faz com que a lavagem tradicional se torne um costume entre os brasileiros. Porém é necessário ter consciência e optar por meios mais ecológicos para que o meio ambiente não seja atingido e você consiga deixar o seu carro limpinho. Seja consciente!

Vai viajar? Não se esqueça de ligar o farol na estrada. Leia mais clicando aqui.