Maresia no carro pode causar sérios problemas com a corrosão

*/?>
163
maresia no carro

Existem muitas dúvidas sobre os possíveis danos da maresia no carro. Muitas pessoas não sabem se a corrosão é um problema sério para qualquer automóvel exposto à maresia, ainda que por um período curto de tempo, ou se essa preocupação fica reservada apenas para quem mora no litoral.

Os danos da maresia no carro são silenciosos e podem variar muito de acordo com vários fatores. Para você entender melhor, resolvemos tirar suas dúvidas neste artigo.

Vem dar uma olhada!

maresia no carro: carro na praia

Corrosão: origem do ataque da maresia no carro

A corrosão é um problema provocado pela maresia que atinge objetos e estruturas metálicas, principalmente em cidades litorâneas. As lâmpadas caseiras, por exemplo, precisam contar com uma proteção plástica para evitar o desgaste que diminui sua vida útil e gerar um gasto inconveniente.

O contato da maresia no carro torna-se um problema ainda mais crítico pela constante movimentação de peças. O contato entre várias partes metálicas, mesmo que reduzido pela lubrificação, gera um atrito que acelera o processo de oxidação.

Oxidação e corrosão metálica são o mesmo fenômeno. Ele acontece porque os metais são substâncias químicas que tendem a dar elétrons para outras substâncias, em especial o oxigênio do ar. Esse processo, que gera desgaste, é acelerado por alguns fatores, como umidade e atrito.

A maresia potencializa esse fenômeno, já que o vento carrega a água do mar, através da umidade, que traz consigo outro catalisador importante para o processo de corrosão, os sais.

Por causa da proximidade do mar, a umidade do litoral e a ação da maresia no carro acelerando o processo de corrosão que desgasta o veículo tanto interna quanto externamente.

E isso é real tanto para o morador a longo prazo quanto para o turista. Como você vai ver ao longo do artigo, a maresia se instala no carro e não vai embora, especialmente na parte de baixo, nos eixos, no peito de aço e também nas rodas. A ação então começa a acontecer, e é potencializada pelas condições da sua cidade natal. Uma visita rápida para a praia, então, já é suficiente para trazer danos com a maresia.

Mas como, exatamente?

Como é a ação da maresia no carro

maresia no carro: carro velho

Como explicamos anteriormente, quando você vai com seu carro para o litoral, o vento carrega gotículas de água salgada que se instaura na superfície de metais e dá início à ação da maresia no carro. Mesmo que a água seque com o tempo, os sais permanecem no local acelerando o processo de corrosão.

Em alguns pontos, como a lataria, a ação da maresia no carro é menos significativa, pois o próprio vento e a movimentação podem retirar os sais da superfície e evitar o problema. Entretanto, nem todas as estruturas do carro podem contar com isso.

O ponto mais vulnerável diante maresia no carro é a parte inferior. Com as peças internas quase sempre protegidas, é na superfície de partes como a suspensão, a carenagem, o tanque de combustível, o escapamento e o eixo do carro que a corrosão age com mais força.

A ação dos sais da maresia no carro pode também afetar as partes de borracha, que ficarão ressecadas e perderão muita vida útil.

Cuidando dos danos da maresia no carro

maresia no carro: mulher limpando carro

A ação da maresia no carro pode ser combatida com prevenção. Existem ceras selantes especiais para evitar esses efeitos tanto na lataria quanto na parte de baixo do veículo. Usar o produto alguns dias antes de viajar para a praia já deve ajudar a combater os danos.

Quando voltar de viagem, você pode lavar a parte inferior para retirar o sal e evitar os problemas da maresia no carro. Existem dois tipos de lavagem para isso: com produtos especiais que retiram mais fácil os sais que ficam na superfície ou esfregando bem para tirar todos os resquícios de água do mar.

Quanto às partes de borracha do carro, que não podem ser protegidas com a cera, existem outras formas de impedir os efeitos da maresia no carro. O mais simples é passar óleos na borracha para protegê-lo do ressecamento – até óleo de cozinha serve, mas produtos mais sólidos, como óleo de coco ou de banana, são mais eficientes.

Alguns outros cuidados são recomendados enquanto estiver na praia para reduzir a ação da maresia no carro: guardá-lo em local fechado durante a noite, quando a maresia é mais intensa, e evitar trafegar com o veículo na areia.

A maresia age silenciosamente e continua desgastando seu carro por muito tempo depois da viagem à praia. Tomar os devidos cuidados para evitar danos permanentes é importante e pode ser muito simples com algum preparo anterior.

Outra coisa muito importante de ser lembrada quando se vai viajar no final de ano é a manutenção do carro. E se você não quiser gastar demais com isso, não tem problema: nós te ajudamos a fazê-la você mesmo, em casa!