É possível identificar problemas no carro sozinho?

*/?>
284
problemas no carro: mecânico concertando carro

Nem sempre a gente tem como deixar o carro no mecânico pra fazer uma checagem geral e ter a certeza de que está tudo bem com nosso veículo. Porém, para garantir o bom funcionamento do carro, as checagens são muito importantes e precisam ser feitas com frequência.

Nessas horas, o ideal é saber identificar os problemas no carro por conta própria. Alguns deles são até mesmo solucionáveis em casa, sendo mais simples, dispensando uma visita ao mecânico.

Quer aprender a identificar problemas no carro e a solucioná-los? Então vamos lá!

Problemas no carro: checando o óleo do motor

Você já deve ter ouvido esse conselho, mas não custa repetir: cheque o óleo do motor uma vez por semana. Além de não levar nem um minuto para ser feito, saber se a lubrificação interna está regulada vai evitar uma série de problemas no carro.

O principal a ficar de olho é em uma variação do nível: se o motor está com óleo de mais ou de menos. Além disso, é importante se atentar à cor e textura do líquido.

Por fim, não esqueça de trocar o óleo a cada seis meses.

Água do radiador

O radiador é importante para manter o motor funcionando, já que é o que impede que as altas temperaturas geradas pela queima de combustível desgastem e derretam as peças. Por isso, é importante sempre verificar o volume da água.

Se o carro estiver com água baixa, você pode completar temporariamente com água comum, mas recomendamos que você vá a um posto e compre o aditivo recomendado para que o líquido não corroa o arrefecedor.

Ferrugem

É sempre importante ficar de olho na ferrugem que se acumula no motor. Algumas vezes ela é um sério problema no carro, mas não precisa se desesperar.

problemas no carro: carro enferrugado

Apenas fique de olho para verificar se a parte oxidada está muito frágil, pois nesse caso é preciso trocar a peça antes que os problemas no carro piorem.

Filtro de ar

O filtro de ar precisa ser trocado a cada 10 mil quilômetros em média, mas essa medida é menor para quem pega muita estrada de terra. O principal indicador de que está na hora da troca dessa peça são barulhos estranhos durante a combustão.

É sempre bom lembrar que não se deve limpar o filtro com jato de ar, pois isso compromete sua qualidade. O melhor é comprar uma nova peça.

Amortecedores

Checar os amortecedores para identificar problemas no carro é muito simples, basta ir até o canto do carro de cada roda e aplicar força sobre o veículo.

Se o seu peso fizer o carro descer e ele demorar muito a subir, ou se a empurrada não conseguir descer o veículo, então é preciso trocar o amortecedor.

Sensor de combustível

O medidor de combustível do seu veículo varia muito rapidamente ou a luz de reserva acende quando o reservatório ainda está bem cheio? Então você pode ter um problema no carro com o sensor de combustível.

problemas no carro: carro em alta velocidade

O sensor pode tomar vários formatos, mas o mais comum é um tubo que vai medindo a altura em que uma bóia flutuante toca suas paredes. A bolinha fica na superfície do combustível, o que permite ao sistema saber em qual altura do tanque está a gasolina ou álcool.

Luzes

Uma coisa que se estiver dando problemas no carro é certeza de multa são as luzes. Para conseguir checar os faróis, você vai precisar da ajuda de alguém.

Peça para a pessoa ficar na frente e atrás do carro conforme você testa a seta e a luz de freio para tentar encontrar os problemas do carro. Lembre também de testar os faróis de milha e de neblina se o seu automóvel tiver.

Caixa de câmbio

Uma questão que você pode diagnosticar durante a direção são problemas na caixa de câmbio.

Quando a caixa de câmbio estiver com defeito, você vai sentir problemas no carro na hora de encaixar a marcha.
Nesse caso, o fluído de embreagem pode precisar ser trocado.

Uma coisa muito importante é prestar atenção se o carro volta sozinho para o ponto morto enquanto está engatado. Se isso estiver acontecendo, procure imediatamente uma oficina.

Caixa de direção

O volante treme com o carro ligado? Ou então na hora de virá-lo, ele está mais duro do que deveria? Então você tem um problema no carro com a caixa de direção.

problemas no carro: carro de luxo

Em carros com direção hidráulica ou elétrica que tem dificuldade de esterçar o volante, pode estar acontecendo algum problema com o fluido hidráulico ou com a parte elétrica. Nesse caso, procure uma mecânica ou auto-elétrica, dependendo do tipo.

Caso o volante trema, o problema pode ser tanto na caixa de direção quanto relacionado ao alinhamento do carro. Se o problema for esse último, é preciso procurar uma empresa que realize o serviço de alinhar os pneus.

E aí, gostou das nossas dicas? Então que tal conferir o nosso site? Lá você encontra peças das melhores marcas por um preço excelente, além de dicas para manter seu carro funcionando bem. Não perca tempo!